Areia

Diretora do IFPB nega que Prefeita de Areia tenha recusado terreno para construção de um Campus sede na cidade

Diretora do IFPB nega que Prefeita de Areia tenha recusado terreno para construção de um Campus sede na cidade

A Diretora Geral do IFPB Campus Avançado Areia, Professora Claudia Brandão, disse, em entrevista ao Polêmica Paraíba, que a Prefeitura de Areia, comandada pela prefeita Silvia Cunha Lima, não recusou a entrega de um terreno para um Campus sede do Instituto. Segundo ela, a gestão da cidade apresentou alguns terrenos, porém, eles não se encaixaram nos critérios do Instituto de pesquisa.

“A prefeitura nos mostrou alguns terrenos que não se adequaram aos projetos de uma instituição de ensino do porte do Instituto Federal. Apresentaram, não foi possível, e ficamos sem terreno agora. É obrigação da prefeitura arranjar a saída, né? Até aqui as tratativas que foram feitas foram nesse sentido: foi mostrando algumas possibilidades que não atenderam, e as possibilidades de terreno particular, a prefeitura teria que fazer uma desapropriação. Mas essa é a parte do processo não foi realizado, de fato. E por conta disso, seguimos sem terreno”, explicou Claudia Brandão.

Ela ainda ressaltou a necessidade de um campus sede em Areia. Atualmente, existe um pequeno prédio do Instituto na cidade.

“A gente já tem um campus em areia, porém é um prédio muito pequeno que não é adequado para a instituição de ensino. Então, para a consolidação, para que a gente possa ofertar novas turmas, para que a gente possa ampliar o número, a gente precisa de mais espaços físicos. E para isso a gente precisaria fazer a construção de uma sede própria com toda a infraestrutura que o Instituto Federal tem, né? De ter ginásio, auditório, biblioteca, refeitório, prédios de laboratórios. Tem a nossa unidade, mas a gente precisa ter um crescimento”, disse ela.

IFPB em Alagoa Grande

Claudia também relatou que não sabe se o campus de Areia pode ir para Alagoa Grande, devido a falta de terreno acessível para construção de um campus sede. De acordo com ela, isso é uma questão definida pelo governo federal.

“Porque quem define o campus, onde é que o campus fica localizado, não é o próprio Instituto. É sempre um pedido no município. São questões locais definidas diretamente com o MEC e o governo federal. Alagoa Grande pleiteou o campo do Instituto Federal, inclusive, já com a doação de terreno, que não foi da Prefeitura, foi através do senador André Amaral, que fez essa doação, e pleiteou”, conta.