O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, cumpre agenda essa semana em Nova York, nos Estados Unidos, onde participa do evento Google for Education Leader Series 2024 para América Latina e Caribe. Na oportunidade, líderes educacionais de várias partes do mundo se reúnem para conhecer e refletir sobre as tendências emergentes na educação e compartilhar boas práticas que envolvem a área no universo da tecnologia. O evento teve início nesta segunda-feira (09) e vai até esta quarta-feira (11), na sede da empresa Google.
Em vídeo publicado nas suas redes sociais, o secretário destacou a importância da Paraíba se fazer presente num evento como esse. “Tá sendo uma experiência extremamente importante. Hoje, por exemplo, vamos conhecer algumas escolas daqui e, acima de tudo, entender como a tecnologia ajuda na educação. É para isso que estamos aqui, para compreender o potencial da inteligência artificial e como ela pode aprimorar a aprendizagem dos nossos jovens, das nossas crianças. Vários líderes da educação na América Latina foram convidados e a Paraíba também se faz presente, justamente para que a gente possa conhecer essas práticas e replicá-las de acordo com a nossa realidade”, explicou o secretário.
O Google for Education conta com uma série de apresentações, painéis e oficinas ministradas por especialistas da Google, além de visitas institucionais no âmbito da educação, para conhecer locais que já conseguem integrar educação com a tecnologia em suas salas de aula há vários anos. A Paraíba vem se destacando no fomento às práticas tecnológicas no ambiente escolar, com o ensino da Robótica por exemplo, e a ideia é aperfeiçoar cada vez mais esse potencial.
“Só no mês de agosto, o Governo do Estado investiu R$40 milhões na aquisição de 240 novos Laboratórios de Robótica para escolas técnicas de todas as Gerências Regionais de Educação, tornando o ensino dessa área equânime em toda a Paraíba. No último fim de semana, a Paraíba conquistou nove troféus no Torneio Internacional de Robótica, realizado no Chile. A tecnologia é capaz de transformar o futuro desses jovens com uma série de oportunidades e o Governo considera um investimento mais do que necessário”, reiterou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.
Assessoria