Eleições 2024

Luciano Cartaxo vai garantir passagem de ônibus gratuita em João Pessoa, assim como fez o Passe Livre Estudantil

Luciano Cartaxo vai garantir passagem de ônibus gratuita em João Pessoa, assim como fez o Passe Livre Estudantil

Em todo o Brasil têm crescido as discussões sobre a gratuidade no transporte público, com diversas prefeituras adotando modelos de tarifa zero para a população. A ideia é incentivar a mobilidade urbana sustentável, ao mesmo tempo que fortalece o orçamento das famílias, que diminuem os gastos com transporte público.

É com este foco que Luciano Cartaxo assumiu o compromisso de garantir passagem de ônibus gratuita para a população de João Pessoa, durante entrevista ao programa Hora H, nesta segunda-feira (9).

Objetivo da proposta apresentada por Cartaxo é implementar um sistema que garanta acesso livre aos ônibus, assim como acontece com outras políticas públicas, como educação e saúde.

“Mais de 100 cidades do Brasil já adotam a tarifa zero. Cidades como São Paulo (SP), Caucaia (CE) e até Campina Grande têm experimentado modelos de gratuidade no transporte público, algumas com tarifa zero todos os dias, outras em dias específicos, como final de semana e feriados. Quando prefeito de João Pessoa criei o Passe Livre para estudantes da rede municipal, coisa que ninguém imaginava que teríamos como implementar. Fomos lá e criamos. Agora quero expandir essa política, garantir que mais pessoas possam acessar ao transporte público sem pagar por isso. Isso vai incentivar o uso do transporte público, garantindo uma mobilidade urbana sustentável, e também vai potencializar o orçamento das famílias, que vão gastar menos com ônibus”, disse Cartaxo.

“O governo do presidente Lula é um governo do social, que investe em ações que cuidam do povo. Tenho certeza que em parceria com o governo federal, bem com os recursos da prefeitura, vamos criar a Tarifa Zero em João Pessoa. Será uma de nossas prioridades na gestão. Isso vai incentivar o uso do transporte público, aquecer nossa economia e aliviar o bolso do trabalhar e da trabalhadora, que vai gastar menos com passagem de ônibus”, destacou Cartaxo.