No município de Cacimba de Dentro, a Justiça Eleitoral julgou como indeferido o pedido de registro da candidatura de Clidenor Dias(Republicanos), ex-prefeito da cidade que tentava o cargo de vereador nas eleições deste ano.
Por meio da decisão, iniciada depois de impugnação apresentada pelo Partido Liberal(PL), o grupo de oposição perde ainda mais força na região.
Além disso, o processo de impugnação, proposto pela legenda, teve como base a rejeição de contas públicas pelo Tribunal de Contas da União(TCU).
Até o momento, Clidenor possui três contas rejeitadas, todas relacionadas a convênios estabelecidos durante sua gestão como prefeito. Dentre elas, acordos a Fundação Nacional de Saúde, além do Ministério de Turismo, nos Acórdãos nº 1849/2018, nº 6470/2020 e nº 3334/2020.
Na ocasião, foram encontradas irregularidades graves, por exemplo, a omissão no dever de prestar contas e não comprovação da execução dos recursos.
Em suma, a decisão judicial afirma que essas inconstâncias configuram atos dolosos de improbidade administrativa. Dessa forma, segundo a Lei de inelegibilidades(Lei Complementar nº 64/1990), o ex-prefeito se tornaria inelegível por até oito anos.