O deputado Carlos Batinga (PSC) cobrou, nesta segunda-feira (07), durante sessão especial na Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) para discutir o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, boa aplicação dos recursos por parte do Governo do Estado. Segundo Batinga, o problema do SUS não é a falta de recursos e sim a má gestão dos gestores públicos, principalmente do Executivo estadual.
“Se os recursos que já existem fossem bem geridos daria para fazer uma verdadeira revolução positiva na saúde publica do Brasil e do nosso Estado”, afirmou.
O posicionamento de Batinga foi referendado por outros deputados presentes no encontro, a exemplo de Bado Venâncio (PEN), Vituriano Abreu (PSC), Trocolli Júnior (PMDB) e Anísio Maia (PT). O deputado acrescentou que outro problema do SUS é o sentimento de impunidade por parte dos gestores que cometem irregularidades com os recursos públicos. “Amplia-se a burocracia, demora no repasse e cria um sistema policialesco que só prejudica o usuário”, completou.
O objetivo da sessão foi sensibilizar o Governo Federal a investir 10% da sua receita bruta na Saúde Pública. Na ocasião, foi deliberado a produção de um documento com a assinatura de todos os presentes reafirmando o apoio à proposta de iniciativa popular que está tramitando no Congresso com a assinatura de mais de 800 mil brasileiros e que a ALPB se engajou desde o final do ano passado. Este documento será entre aos 12 deputados federais paraibanos e os três senadores.