Cadê a polícia?

Por Aline Lins

Qual a razão da criminalidade na Paraíba? Uma delas é a falta de investimentos e estímulo às polícias. Em 31 anos de existência, a Polícia Civil, por exemplo, só teve três concursos públicos e se encontra em declínio contínuo do seu efetivo, pelo elevado índice de evasão e devido a aposentadorias, ao passo que a criminalidade aumenta e a população, naturalmente, cresce. De 2006 a 2012, o número de policiais civis no Estado caiu de 2.542 para 1.854, o que representa uma perda de 688 policiais (-27%). Sendo que desses, 498 estão aptos à aposentadoria. Enquanto isso, a Paraíba amarga o crescimento dos homicídios, assaltos, estupros e crimes de toda ordem. O governador Ricardo Coutinho ainda tem cerca de 250 aprovados em concurso da Polícia Civil para chamar. O que ele está esperando? O período vedado eleitoral?
Marcha à ré
De olho na Rede de Marina Silva, ‘barrado’ pelo TSE, o vereador Raoni Mendes decidiu ficar no PDT. Ele queria integrar a Rede porque fugia do tradicionalismo e demonstrava uma nova forma de fazer política. Contudo, ele não pretende ignorar as falhas do PDT. Procurado pelo Solidariedade, disse não ter se identificado com seu estatuto.


Ele que se resolva

Sobre a saída do ex-deputado Jeová Campos do PT, o prefeito Luciano Cartaxo disse que não poderia resolver os problemas de Jeová em Cajazeiras. “Se o governador resolver os problemas dele, ele se resolva com o governador”, disse o prefeito.
Biometria na UFPB
A Justiça Eleitoral instalou um posto de recadastramento biométrico em João Pessoa, na Reitoria da UFPB. O atendimento ao público começa esta semana e será feito de forma espontânea, por ordem de chegada, com a distribuição de fichas, das 8h às 18h, na sala Multicampi, no hall da Reitoria da UFPB.
Muy aliados
Curioso o fato de o governador sendo aliado de Cássio Cunha Lima não ter ido ao evento do PSDB no dia 23 de setembro. Na ocasião, o agora socialista deputado Hervázio Bezerra também não deu o ar da graça entre os tucanos. Ora, se o governador Ricardo Coutinho prestigiou na última sexta-feira o evento do PSD e até cancelou compromisso para prestigiar o evento do PSL, ficou muito estranho.


Cadê a lista?

Após o evento de filiações do PSB em João Pessoa, onde foram anunciados 50 novos nomes nos quadros do partido, ainda na quinta-feira, o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, botou a lista – que não foi divulgada – no bolso e foi embora para o interior do Estado, ter com prefeitos e acompanhar o governador Ricardo Coutinho. Nem telefone atendia! Medo de assédio por parte dos outros partidos antes do fim do prazo para filiações? Em lista só dá para acreditar vendo.


Farpas

1) Luciano Agra (PEN) disse que não tem estômago para conversação com Ricardo Coutinho, que ele é a única liderança política com a qual não vai dialogar. 2) Enivaldo Ribeiro (PP) não descarta o PMDB no ‘blocão’, mas sem impor candidatura. 3) Acusado de fazer denúncia para se beneficiar eleitoralmente, Luiz Couto desabafou: “Isso é conversa fiada de quem não tem o que fazer“.