Há uma breve rua no Centro de João Pessoa, ligando a Desembargador Trindade à avenida João Machado, que homenageia um clérigo cajazeirense, com relevância na vida educacional e no catolicismo de sua época, em Parahyba (atual João Pessoa), mas também, e fortemente, na história da Igreja Católica e da educação em sua cidade natal.
Como um dos marcos urbanos da cidade, em seu período de maior desenvolvimento (principalmente, pela abertura da João Machado, nas primeiras décadas do Século XX), na rua Monsenhor Sabino Coelho destaca-se a casa em que residiu por algum tempo o historiador Horácio de Almeida, justamente na esquina com a João Machado.
Sabino Coelho foi vigário geral da Diocese da Paraíba, formando no Cabido Episcopal (colégio de religiosos auxiliares da Mitra). Na capital paraibana, ensinou no Lyceu, no Seminário Episcopal e no Colégio Diocesano Pio X, tendo sido, esse último educandário, criado, ainda na parte final do Século XIX (março de 1894), pelo primeiro bispo paraibano, Dom Adauto de Miranda Henriques, falecido em 1935, então, como arcebispo.
Quatro anos depois, em 1939, nos deixou Monsenhor Sabino, ao tempo em que o comando do arcebispado paraibano já era exercido pelo seu irmão mais novo, o também cajazeirense Dom Moisés Coelho, primeiro bispo de Cajazeiras, que governou o catolicismo estadual até o ano de 1959, quando faleceu. (Os irmãos Coelho são descendentes de uma família de projeção política em Cajazeiras, no século XIX).
Sabino Coelho atuou como principal arrecadador para a criação da Diocese de Cajazeiras, sendo considerado elemento fundamental para a viabilização do projeto. Também dirigiu o histórico Colégio Diocesano Padre Rolim, na sua reabertura, em 1903.
Abrigando o endereço do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência do Estado da Paraíba, a via tem trânsito regular, no circuito Diogo Velho, Desembargador Trindade, Rodrigues de Aquino e João Machado, sendo, ainda, muito utilizada como estacionamento de automóveis.
Na foto, a rua Sabino Coelho, a partir da Desembargador Trindade, tendo ao fundo a Avenida João Machado.
Fonte: Sérgio Botelho
Créditos: Polêmica Paraíba