Troca-troca nos partidos

Por Aline Lins

Os partidos na Paraíba deixaram a desejar nos anúncios de filiações de políticos com peso eleitoral. Esperava-se mais. No meio dos filiados, muitas caras novas e figuras tarimbadas da política, mas raros os casos em que os partidos conseguiram conquistar filiados com potencial eleitoral, de partidos adversários. A praxe foi o troca-troca entre partidos aliados ou alinhados, os velhos partidos amigos. PMDB para PTB e PT; PSDB para PSB… Hervázio Bezerra, embora no passado tenha sido do PMDB, pula agora do PSDB para o PSB (mas na prática ele já ‘estava’ socialista). O PEN foi outro partido que surpreendeu nas filiações. Tendo começado abalando os quadros da ALPB ao agregar nove deputados de oposição e de situação, filiou ontem figuras que vão desde medalhista olímpico da natação a apresentador de noticioso policial.

Criatividade
Além de prestigiado pelo governador Ricardo Coutinho, o PSD foi um dos que inovaram nos nomes, trazendo figuras tão distintas como, de um lado, a popular Maria Paraíba, do outro o empresário Buega Gadelha, o secretário de Interiorização do Estado, Moacir Rodrigues (irmão do prefeito Romero Rodrigues), e o ex-prefeito de Esperança, Nobinho.
PT, PMDB e PSDB
O PT conquistou a filiação do coordenador do Patrimônio Histórico da PMJP, Milanez Neto (ex-PMDB). De novidade, o PT agregou o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra. PMDB e PSDB se saíram mal. O primeiro só ganhou o ex-prefeito Carlos Rafael.
PMDB, PSDB e PP
O PSDB conquistou a filiação da deputada Iraê Lucena (ex-PMDB), mas perdeu Hervázio Bezerra, Buba Germano e até João Fernandes, depois de 21 anos no partido. Já o PP filiou 30 pessoas, mas sem nomes badalados. Luciano Agra (PEN) e Wilson Santiago (PTB) prestigiaram o evento do PP.

 

PTB e PP
O evento do PTB, no qual foi anunciada a filiação do deputado federal Wilson Filho, oriundo do PMDB, também foi prestigiado pelo comandante do PP na Paraíba, Enivaldo Ribeiro.
Nada pela Paraíba

O medalhista olímpico Kaio Márcio, que nada pela Paraíba desde os 9 anos de idade, decidiu ingressar no campo da política partidária visando disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2014. Ele formalizou ontem a filiação ao PEN. Foi uma surpresa.

Prestigiado
Quem prestigiou a filiação do ex-candidato a deputado derrotado Carlos Souza, ao PEN, foi o seu irmão, o ex-prefeito de Bayeux e ex-apresentador Jota Júnior. Ele ganhou notoriedade em ação por suposto abuso de poder político.