As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será na região metropolitana de Campina Grande, mais precisamente no município de Boa Vista.
O Prefeito irá apoiar o Presidente da Câmara de Vereadores, enquanto a oposição concentra suas forças em um professor que terá o Governador como grande aliado.
O grupo político do Prefeito André Gomes está atrelado ao principal nome da história política de Boa Vista. Edvan Pereira Leite foi Vereador por três mandatos e Prefeito por outras quatro vezes, sendo que nas suas duas últimas gestões entre 2009 e 2017, o Vice-Prefeito era o jovem André Gomes.
André foi colocado como candidato a sucessão de Edvan no pleito de 2016, em um embate contra Antônio Pereira de Almeida Filho, mais conhecido como Tonito, que já havia sido derrotado pelo grupo de Edvan nas três eleições anteriores. Seguindo a risca dos últimos pleitos, Gomes foi eleito ao atingir com 58,25% dos votos, contra 41,75% de Tonito.
O projeto de reeleição foi ainda mais tranquilo, pois o Prefeito venceu o pleito com 72,22% dos votos, em uma eleição que contava com mais dois outros candidatos.
O ESCOLHIDO DE ANDRÉ GOMES
O nome que foi colocado para concorrer à sucessão do Prefeito André Gomes, é o do Vereador Fernando Aires. Aires é Vereador desde 2005 e é o atual Presidente da Câmara.
O seu companheiro de chapa é o atual Vice-Prefeito, Clériston Leite, filho do líder político Edvan Leite.
O NOME DA OPOSIÇÃO
Quem irá liderar as oposições nestas eleições é um nome da família do ex-Prefeito Edvan Pereira Leite. O sobrinho Edmar Leite, contudo estará do lado contrário da família, apoiado pelo Governador João Azevêdo.
A oposição vem crescendo em Boa Vista após ter dado ao Governador João Azevêdo, a vitória sobre Pedro Cunha Lima, nome apoiado pelo Prefeito.
Professor de matemática, Edmar disputou apenas uma única eleição, quando ficou na suplência para o cargo de Vereador no ano de 2004.
ARTICULAÇÕES PARA A DISPUTA EM BOA VISTA
Fernando Aires será candidato pelo Republicanos e seu companheiro Clériston Leite irá participar do pleito pelo União Brasil. Os principais apoios vêm do Deputado Wilson Filho e dos Senadores Efraim Filho e Veneziano Vital.
Pelo lado da oposição, Edmar Leite e seu Vice, Carlinhos de Helena, sairão em uma chapa do PSB. Além do apoio do Governador, os Deputados Adriano Galdino e Gervásio Maia estão ao lado da candidatura de Edmar.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba