O Portal Metrópoles destacou o investimento de R$ 9 trilhões que a cidade de Mataraca, na Paraíba, receberia vindo da China para se tornar o novo epicentro do desenvolvimento global.
Com apenas 8.300 habitantes, o município estava se preparando para tornar-se uma metrópole futurista, equipada com um porto offshore de última geração e infraestrutura de ponta.Porém, o investimento foi cancelado devido a suspeitas de irregularidades.
No dia 11 de dezembro de 2023, autoridades locais e representantes do governo federal assinaram um protocolo de intenções que marcaria o início da transformação.
Projeto virou alvo de investigação do MP
O projeto, no entanto, se envolveu em controvérsias, pois investimento de R$ 9 trilhões seria 120 vezes maior que o PIB do estado da Paraíba e quase igual ao PIB brasileiro. Investigações foram conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba e apontaram várias irregularidades.
Como marca da investigação, a promotora Ellen Veras Ximenes pediu à Prefeitura de Mataraca o relatório detalhado de intenções e, também, outros documentos firmados com o grupo chinês.
As suspeitas giravam em torno da possibilidade da obra ser uma cópia de um projeto dinamarquês para Shenzhen, a inexistência da empresa Brasil CRT como entidade oficial na China, falta de clareza sobre a obtenção dos recursos e a ausência de informações organizacionais acessíveis ao público.
Grupo chinês cancelou projeto
Diante das suspeitas, o grupo chinês decidiu cancelar o projeto em Mataraca. Jianing Chen, representante do grupo, em entrevista, se recusou a fornecer detalhes sobre os consórcios envolvidos.
Fonte: Metrópoles