JOSIVAL PEREIRA: Crescem rumores sobre possibilidade de reforma já no secretariado de Ricardo

ricardo

O governador Ricardo Coutinho (PSB) pode não esperar pelo prazo final de desincompatibilizações para promover reformas em seu secretariado. Já haveria uma reforma em andamento, e para já, de acordo com especulações que começam a circular nos bastidores da política estadual.

As mudanças teriam o objetivo de promover ajustes mais de natureza política do que técnica.

A primeira mudança ocorreria na Secretaria de Comunicação. O advogado Solon Benevides, ex-secretário na gestão do Cássio Cunha (PSDB), seria o mais cogitado para o posto.

A missão de Benevides seria melhorar a imagem do Governo e do governador com certa urgência. Na gestão Cássio, ele assumiu missão semelhante.

Em não sendo Solon Benevides, a Comunicação seria confiada ao publicitário Paulo André, que ocupa o cargo de Executivo da pasta.

A atual secretária de Comunicação, jornalista Estela Bezerra, seria remanejada para a Secretaria de Planejamento.Já o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, seria deslocado para a Secretaria da Administração, com a missão de tentar melhorar a relação do Governo com os servidores públicos. Nogueira era secretário da Administração durante a gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima e foi responsável pelas negociações que implantaram diversos planos de cargos e remuneração de várias categorias funcionais.

Cogita-se ainda que a atual secretária da Administração, Livânia Farias, receberia a missão de chefiar o IPEP, um setor que também teria causado problemas ao governador Ricardo Coutinho.

Impossível

Um assessor bem próximo ao governador avalia como impossível uma reforma administrativa nos termos descritos acima.

Considera quase improvável que o governador mexa nas secretarias de Administração e do Planejamento. No primeiro caso, por Livânia Farias desfrutar de sua extrema confiança. No segundo caso, por Gustavo Nogueira vir dando certo no Planejamento.

Haveria possibilidade de mudança, conforme o referido assessor, de mudança na Secretaria de Comunicação, mas ele acha mais provável que ocorra a ascensão do publicitário Paulo André do que a convocação do advogado Solon Benevides para o posto.

Outra improbabilidade seria a reforma pra já. O mais provável, de acordo com o assessor governamental, é que o governador Ricardo Coutinho só promova mudanças em sua equipe em dezembro ou em abril e conforme os acordos políticos para 2014.

Seja como for, as cogitações de reforma existem e já circulam nos bastidores. Estão aí para serem confirmadas ou desmentidas pelo tempo.