Hospital Napoleão Laureano inaugura Centro Oncológico em Sousa, no Alto Sertão da Paraíba

Nova unidade vai evitar que pacientes viajem mais de 400 km para receber atendimento contra o câncer

Um sonho se torna realidade!! Depois de 62 anos atendendo pacientes com câncer na Capital da Paraíba, o Hospital Napoleão Laureano chega ao Alto Sertão paraibano. O Centro Oncológico do HNL foi inaugurado na noite dessa segunda-feira (29), na cidade de Sousa, Alto Sertão paraibano. Os atendimentos ambulatoriais já começaram hoje (30); as quimioterapias, sessões de fisioterapia e pequenas cirurgias para retirada de tumores na pele estão previstas para iniciarem a partir da próxima semana.

Para seu Valmir Abrantes de Sousa, 62 anos, morador da cidade de Aparecida, a chegada do Laureano ao Sertão é motivo de grande alegria. “Eu tive câncer na próstata e agora vou continuar meu tratamento estar mais perto da minha casa, a 15 Km de onde moro. Agora, a quimioterapia que tomo todo mês, vou tomar aqui mesmo em Sousa. Não vou mais precisar sair de madrugada, é como se eu estivesse no terreiro de casa!”, celebrou o comerciante.

Atualmente, para realizar os tratamentos oncológicos no Laureano, os pacientes do Alto Sertão precisam viajar mais de 400 km, uma viagem que dura em média seis horas, o que, por vezes, se torna cansativo e caro para os milhares de pacientes e seus acompanhantes. Portanto, ter essa unidade na cidade de Sousa se torna muito mais acessível não só para os sousenses, mas também para as pessoas das outras oito cidades — Lastro, Vieirópolis, Santa Cruz, Nazarezinho, São Francisco, Aparecida, São José da Lagoa Tapada e Marizópolis — que serão atendidas nessa unidade.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano ressaltou que a unidade oncológica vai amenizar um pouco o sofrimento de quem luta contra o câncer. “Com essa obra, estamos chegando mais próximo dos pacientes sertanejos, evitando que eles percorram centenas de quilômetros diariamente em busca da cura. Vamos trazer os especialistas oncológicos, como urologistas, mastologistas, oncologistas clínicos, dermatologistas e até a quimioterapia para agilizar o tratamento dos que mais precisam”, disse Marcelo Lucena.

“Hoje é um dia de muita alegria e satisfação! Expresso minha gratidão à equipe do Hospital Napoleão Laureano, sobretudo ao Dr. Carneiro Arnaud que mesmo estando com 90 anos de idade trabalhou incansavelmente para que essa obra saísse do papel, e ao governador João Azevedo por destinar recursos usados na reforma do prédio. Essa é uma realização com a parceria de muitas mãos. Uma conquista aos sousenses e sertanejos que terão a condição de começar o tratamento contra o câncer aqui, mitigando as dores e deixando mais cômodo a situação dos pacientes oncológicos”, destacou o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.

A nova unidade contará com equipe especializada para oferecer atendimento e tratamento oncológico aos milhares de pacientes do Alto Sertão paraibano. Esta unidade representa um marco significativo para a saúde na região, sobretudo por trazer mais conforto, comodidade e esperança àqueles que diariamente lutam contra o câncer.

Foto: divulgação / Primeira paciente atendida no Laureano de Sousa: dona Laurisma Gomes de Aragão

Assessoria