Bastidores

ELEIÇÕES: Disputa em Baraúna terá candidata estreante e oposição comandada por ex-Vereadora

As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será na região metropolitana de Picuí, mais precisamente no município de Baraúna.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será na região metropolitana de Picuí, mais precisamente no município de Baraúna.

O atual Prefeito apoiará uma candidata estreante, enquanto a oposição concentra suas forças em uma dupla que esteve junta em 2020.

A carreira política de Manassés Dantas em Baraúna se entrelaça com a família Azevedo. O começo da dominância dos Azevedos na cidade foi nas eleições de 1996, quando Adilson Azevedo foi eleito Vice-Prefeito na chapa encabeçada por Severino Gomes. Após a cassação de Severino em 1998, Adilson assumiu os dois últimos anos de mandato e foi eleito Prefeito em 2000, com quase 80% dos votos.

A família volta ao poder na cidade quando Alyson Azevedo, filho de Adilson, vence a Prefeita Fátima no pleito de 2008, tendo Manassés como seu Vice. Reeleito quatro anos depois com quase 75% dos votos, Alyson decide colocar Manassés como seu sucessor. Dantas derrota Josenildo da Farmácia em 2016, solidificando a força do grupo.

Mas uma tragédia abalou a cidade e os rumos da política de Baraúna em 2018. No dia 13 de novembro, Alyson na época com 37 anos, foi chamado por populares para ir à casa do ex-Prefeito Adilson, que avistaram muita fumaça saindo da residência. Após tentar chamar o pai por repetidas vezes, Alyson decidiu arrombar a porta, mas infelizmente foi surpreendido pelo pai que se acordou com o barulho e atirou no filho, ao acreditar que um ladrão estava entrando na casa. O ex-Prefeito ainda foi socorrido, mas infelizmente faleceu no Hospital de Picuí. O ex-Prefeito Adilson também faleceu no dia 7 de agosto de 2019, aos

Após o luto que abalou a cidade, o Prefeito se reelegeu em 2020, mais uma vez derrotando Josenildo da Farmácia. Para a sua sucessão, a escolhida foi a viúva do ex-Prefeito Alyson. A ex-primeira-dama Austryanee Jerônimo nunca disputou uma eleição mas vinha trabalhando como Secretária de Assistência Social do Prefeito Manassés e é o nome que quer levar a continuidade do grupo que comanda a cidade desde 2009.

A oposição será encabeçada por dois nomes que já foram aliados na eleição passada, tendo o apoio de uma importante representante da família Azevêdo.

Acácia Azevêdo é filha do ex-Prefeito Adilson e irmã do ex-Prefeito Alyson. Seu marido, conhecido como Manuel de Acácia foi o nome escolhido pelo Prefeito Manassés como companheiro de chapa nas últimas eleições. A união entre os grupos não durou muito tempo e Acácia e Manuel romperam com Manassés no começo deste anos, com Acácia postulando sua candidatura à Prefeita.

Acácia colocou como sua Vice, a ex-Vereadora Ione Cavalcante. Presidente da Câmara Municipal em duas oportunidades, Ione, rompeu com o Prefeito nas últimas eleições para ser a companheira de chapa de Josenildo da Farmácia.

Mas uma reviravolta aconteceu nos últimos dias. Acácia aparentemente declinou da sua candidatura e Ione agora deve ser a candidata do grupo, apoiada por Josenildo da Farmácia que foi derrotado pelo Prefeito Manassés em 2016 e 2020, em pleitos relativamente apertados.

Articulações para Outubro

Austryanee Jerônimo sairá candidata pelo Republicanos e terá como principais apoiadores, os Deputados Adriano Galdino e Wilson Santiago e o Governador João Azevêdo. Seu companheiro de chapa será o empresário Amilton Dantas, filiado ao União Brasil.

Ione Cavalcante é filiada a Rede Sustentabilidade e deverá ter o apoio do Senador Veneziano Vital. Seu candidato a Vice, Josenildo que disputou a última eleição pelo PDT, agora está filiado ao MDB.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba