Quando o PDT da Paraíba sofreu uma intervenção nacional no ano de 2022, o Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, furioso com a situação em que a família Feliciano deixou o partido, sem montar nominata para deputado federal, teve uma difícil missão: Refundar o trabalhismo no Estado, começando do zero.
Do bolso de sua experiência, Lupi enxergou longe. Apostou no lançamento de uma jovem liderança de Campina Grande e escalou o advogado e professor campinense André Ribeiro para ser o candidato a senador do PDT. Detalhe: o jovem advogado nunca havia disputado uma eleição na vida e teve de entrar numa disputa de gigantes de última hora. A vitória seria impossível, mas a estratégia de Lupi deu certo: o estreante obteve 20mil votos e acabou sendo votado em 100% das cidades paraibanas, envolvendo uma juventude que estava afastada da política.
Chega o ano de 2024, com o PDT apostando na renovação, confirmando o ex-candidato ao senado para Prefeito de Campina Grande. No começo, nítida era a desconfiança da crítica política a se perguntar se o partido seria capaz de sustentar a candidatura em Campina. Lupi tratou de vir a Campina Grande pra confirmar sua intuição publicamente.
Às vésperas da convenção que homologará o nome de André Ribeiro para prefeito, saltam aos olhos o surgimento de uma jovem, exuberante e inovadora liderança popular em Campina, confirmando o faro certeiro do hoje Ministro Lupi.
André tem realizado pela cidade um evento inovador, que intitulou de “DigAí Campina”. Observando atentamente, vê-se que os eventos realizados nos bairros não se revestem de contornos midiáticos eleitorais, nem fogos, nem efeitos especiais, batucadas ou entrada triunfal. Nada disso. O prefeitável não forma mesa de autoridades e se senta com os populares, que lotam as plenárias para ter a chance de falar e serem incluídos no plano que está sendo construído pelo partido.
É política orgânica que este colunista jamais observou na Paraíba e se eu pudesse chutar um palpite: carrega claramente uma inspiração no jeito de fazer política do ex-governador Leonel Brizola. No começo, ignoravam o jovem rapaz. Depois, passaram e chamá-lo de ousado. Hoje, claramente, André se consolida um novo nome para Campina Grande, progressista, mas com muito prestígio na classe empresarial e com força popular suficiente para se colocar na disputa.
Lupi, que faro!