Na corrida acirrada pela prefeitura de várias cidades da Paraíba, a etapa das pré-candidaturas começou a desenhar o cenário político do Estado. Meses antes das convenções e homologação de candidaturas diversos pré-candidatos surpreenderam ao anunciar a retirada de suas candidaturas, alterando o tabuleiro eleitoral.
Motivos da desistência de suas candidaturas
Dentre os motivos para a desistência, estão o apoio a pré-candidatos que antes eram adversários a preferir se manter no cargo já ocupado, ou até mesmo se candidatar em outra cidade.
O Polêmica Paraíba preparou uma lista com algumas dessas desistências e seus motivos. Confira a seguir:
Pedrito Gomes – Santa Rita
O então pré-candidato a prefeito de Santa Rita pelo Solidariedade, Pedrito Gomes anunciou no dia 17 deste mês apoio ao comunicador Nilvan Ferreira (Republicanos) na disputa eleitoral na cidade.
Pedrito é ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo, município vizinho a Santa Rita, e já concorreu ao cargo de deputado estadual pelo União, obtendo 16.198 votos.
Ivonete Barros – Santa Rita
A vereadora Ivonete Barros (Avante) anunciou sua decisão de retirar sua pré-candidatura e apoiar Nilvan Ferreira para a Prefeitura de Santa Rita, em um esforço para unificar a oposição.
Ivonete, que está em seu terceiro mandato como vereadora, afirmou que decidiu apoiar Nilvan por acreditar em sua capacidade de implementar as mudanças necessárias na gestão da cidade.
“Santa Rita enfrenta graves problemas, especialmente na Saúde. Precisamos de uma cidade humanizada, que cuide das pessoas, e, junto a Nilvan, podemos oferecer isso ao nosso povo”, declarou Ivonete.
Ricardo Barbosa – Cabedelo
Ainda em junho, Ricardo Barbosa anunciou sua desistência de sua pré-candidatura em Cabedelo, segundo ele, o compromisso com o desenvolvimento do complexo portuário de Cabedelo deve ser a prioridade no momento.
Por meio da nota, Ricardo manteve as críticas ao atual gestor, “A cidade carece, urgentemente, de gestão pública competente, honesta e direcionada para a modernidade que a sua capacidade financeira permite”.
Ricardo não anunciou apoio a nenhum outro pré-candidato.
Diego do Ki-Preço – Bayeux
O empresário Diego do Ki Preço (PSD) desistiu da pré-candidatura a prefeito de Bayeux. Decidiu se aliar a Tacyana Leitão (PSB). Em vídeo postado nas redes sociais, ele afirma que segue um pedido do governador João Azevêdo.
No vídeo, ele não deixa clara se estará na majoritária, diz que se mantém na oposição à gestão da prefeita Luciene Gomes (Republicanos), mas que resolveu apostar no projeto de Tacyana, que é apoiado pela gestora. Ele concorreu à Prefeitura de Bayeux em 2020,
Major Anderson – Bayeux
Ainda em janeiro, Major Handerson, ex-comandante da 4ª CIPM e com uma longa folha corrida de serviços prestados ao município, retirou sua pré-candidatura à prefeito de Bayeux e aderiu ao projeto de Tacyana Leitão (PSB).
Conhecido por sua operacionalidade, Handerson conquistou adeptos e era cotado dentre a classe política como nome certo na disputa eleitoral deste ano na cidade francesa. Contudo, o militar anunciou seu apoio a Tacyana Leitão.
Negrinho de Mondrian – Cajazeiras
O secretário de Infraestrutura de Cajazeiras, Alysson Lira, conhecido como Neguinho do Mondrian, anunciou, em fevereiro que não é mais pré-candidato a prefeito na cidade sertaneja. Mondrian havia sido anunciado pelo prefeito José Aldemir (PP) como opção para sucessão municipal.
Em nota divulgada nas redes sociais, o secretário disse que tomou a decisão após reflexão junto à família, mas destacou que não deixa “aresta” com nenhum grupo político.
Nilvan Ferreira – João Pessoa
O comunicador Nilvan Ferreira (PL) anunciou em fevereiro que não disputará mais a prefeitura de João Pessoa. A declaração foi publicada nas redes sociais, após não conseguir espaço para ser candidato pela legenda.
Após alguns dias, o radialista anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Santa Rita, onde já recebeu apoio de alguns parlamentares e de então pré-candidatos, que desistiram da disputa e anunciaram apoio a Nilvan, como visto relatado acima.
Bruno Roberto – Campina Grande
Em abril, o Partido Liberal (PL) fechou questão sobre a disputa pela Prefeitura de Campina Grande. Depois de ensaiar, sem sucesso, uma candidatura de Bruno Roberto (PL), o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu apoiar a reeleição de Bruno Cunha Lima (União),
No entanto, está semana o PL mudou o rumo da história e destituiu Bruno Roberto da presidência da legenda e retirou apoio a Bruno Cunha Lima.