Rota Cultural

Caminhos do Frio 2024: Rota Cultural está acontecendo em Matinhas; veja a história da cidade, atrativos turísticos e a programação

Caminhos do Frio 2024: Rota Cultural está acontecendo em Matinhas; veja a história da cidade, atrativos turísticos e a programação

O ano de 2024 marca a 19º edição da Rota Cultural Caminhos do Frio, e, como de costume, o evento irá passar novamente pelas cidades de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova, contando, em sua programação, com gastronomia, música e outras atividades que atraem turistas de outras regiões.

Matinhas, a 135 km de João Pessoa, está promovendo a terceira parada do projeto cultural Rota Caminhos do Frio. A abertura do projeto ocorreu na noite dessa segunda-feira (15) e as atividades se estenderão até domingo com uma série de debates, palestras e oficinas de artesanato e gastronomia, além de Festival Gastronômico e muitos roteiros a serem explorados pelos turistas e paraibanos. Waldonys será uma das atrações musicais, com apresentação marcada para sexta-feira (19), assim como o cantor Tinho, e, no sábado (20), se apresenta a Banda Encantus. Durante a semana, também haverá shows com artistas locais.

Apesar de pequena, Matinhas possui um grande potencial econômico, sendo amplamente reconhecida em âmbito nacional como a ‘cidade da Laranja’, devido ao fato de ser a segunda maior produtora de tangerina do Brasil e pela excelência de suas frutas. Contudo, não é apenas esse fator que tem atraído numerosos visitantes ao município.

Atrativos

Como destaques estão as cachoeiras do rio Mamanguape, os laranjais, a cultura religiosa e a gastronomia presentes na zona rural que atraem visitantes de todos os cantos o ano inteiro. O município ficou conhecido nacionalmente por realizar eventos de grande porte como a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, além de outros eventos culturais e artísticos.

Cultura

Situadas na área rural da cidade, as Casas de Farinha que servem para processar a mandioca representam um convite à preservação da tradição cultural da região do brejo. A Casa de Farinha pertencente a “Seu Matias” permanece em funcionamento, disponível mediante agendamento para os agricultores locais e seus herdeiros. Quando há visitas, eles compartilham histórias marcantes que remontam desde a construção da casa até os dias atuais. As demais casas são propriedades privadas ou pertencentes a associações.

Programação completa: