Medicamentos

Abrace inaugura em João Pessoa o primeiro laboratório de Cannabis Medicinal regulado pela Anvisa no Brasil

A Abrace Esperança inaugura no próximo dia 31 o novo laboratório para produção de medicamentos de uso humano.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Abrace Esperança inaugura no próximo dia 31 o novo laboratório para produção de medicamentos de uso humano. O novo espaço segue todas as normas e recomendações da Anvisa e é referência em tecnologia, nacional e internacional, na produção dos medicamentos.

Segundo Umberto Souza, gerente do laboratório, o local possui estrutura e equipamentos modernos e foi construído especificamente para a fabricação dos óleos da Abrace. “O espaço conta, basicamente, de quatro setores chaves que são gerenciados por farmacêuticos e são o setor de produção, onde os óleos são fabricados; o setor de controle de qualidade, onde são feitas as análises de todas as matérias-primas e do óleo finalmente acabado, antes de liberar para o mercado; o setor de logística industrial que faz toda a movimentação, desde a compra das matérias-primas qualificadas, até a distribuição dos produtos acabados e por último o setor de garantia de qualidade que fiscaliza toda a fabricação, é uma obrigatoriedade que todas as indústrias de medicamentos têm, como se fosse o fiscal, a Anvisa dentro da própria instituição, pegando todas as normas, avaliando toda a legislação e aplicando nos demais setores ”, afirmou.

Umberto Souza, destacou que fora isso, foram feitas duas estruturações muito boas, uma delas a estrutura física em si do laboratório e do controle de qualidade que foram feitos com material que facilita a limpeza, tanto o chão como a parede e o sistema de ar, tudo projetado para a fabricação de medicamentos. “Fora a estrutura física, temos também os novos equipamentos que nos dão celeridade no processo de fabricação e hoje temos capacidade de produzir um lote com cinco mil frascos de óleo. Antes a capacidade era de 500 frascos de óleo por lote e foi um salto muito significativo, dando condições de atender um número maior de associados”, acrescentou.

O gerente do laboratório pontuou ainda que outros equipamentos estão chegando e que irão proporcionar à Abrace fazer 100% das análises internamente, uma vez que algumas delas são terceirizadas, sendo o material enviado para fora. “Com os novos equipamentos tudo será feito no nosso próprio laboratório, agilizando todo o processo”, finalizou.

O diretor executivo da Abrace Esperança, Cassiano Gomes, também comentou sobre o  importante marco que representa para a instituição a inauguração do laboratório mais avançado em tecnologia no país . “Esse novo laboratório é um sonho realizado. Hoje a Abrace está entregando esse patrimônio aos seus associados de um laboratório de padrão internacional, atendendo todas as exigências da Anvisa e prezando a garantia da qualidade que o medicamento foi feito da sua melhor forma, com a sua melhor formulação para que a gente possa atender às diversas demandas dos associados. Eu estou muito orgulhoso e muito desejoso que a gente inaugure esse empreendimento social para a sociedade brasileira de pacientes que precisam desse medicamento cada vez mais”, ressaltou o diretor.

A inauguração do laboratório vai acontecer no dia 31 de julho, no prédio da Abrace localizado no Parque Solon de Lucena (Lagoa). O evento vai contar com autoridades, cobertura da imprensa e visitação seletiva às instalações do local.