Leonardo Gadelha comemora R$ 2 milhões do Turismo para Vale dos Dinossauros

leonardo
O Ministério do Turismo (MTur) informou que irá liberar recursos no valor de R$ 2,1 milhões para melhorar a infraestrutura do Vale dos Dinossauros, em Sousa (PB). A liberação dos recursos foi anunciada após reunião do prefeito de Sousa, André Gadelha, com a coordenadora-geral de Análise de Projetos do Departamento de Infraestrutura Turística do MTur, Márcia Beatriz Lourenço, durante a última semana, em Brasília, com intermediação do Gabinete do deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB).
O vice-líder do Partido Social Cristão na Câmara comemorou o resultado. “Todo o investimento que venha a ser feito naquela região deve reverter em um maior fluxo de turistas”, disse Leonardo Gadelha. “Toda vez que se faz um aporte desta natureza, se reforça a estrutura do Vale, e certamente se atrai mais turistas, gerando emprego e renda para a nossa cidade.” O valor liberado é referente a um resgate de uma emenda parlamentar do senador Vital do Rego.
Gadelha lembrou que tem buscado em Brasília e na Paraíba condições para criar um roteiro turístico-cultural no sertão paraibano. “Além do Vale dos Dinossauros, nós estamos trabalhando neste instante para construir o Museu Armorial da Civilização do Couro, em Aparecida, com recursos de uma emenda minha, onde nós vamos retratar o universo de Ariano Suassuna e o universo do vaqueiro nordestino”, afirmou o parlamentar.
Potencial turístico
Localizado no Alto Sertão Paraibano, o Vale dos Dinossauros reúne alguns dos mais impressionantes registros da rotina de animais pré-históricos em todos os continentes. “Em vários lugares do mundo há sítios arqueológicos com pegadas de dinossauro, mas apenas ali existem trilhas tão longas e tão complexas”, explica Leonardo Gadelha. Algumas trilhas, calculam especialistas, resistem há 130 milhões de anos.
A singularidade da região, com formações rochosas que atraem turistas e estudioso de diversos países, resulta em forte potencial turístico, ainda pouco explorado. O aporte de recursos no sertão da Paraíba criará a infraestrutura necessária para atrair um maior número de visitantes. O destino turístico é capa da revista TAM na Nuvens, na edição de setembro, com matéria de destaque.
Outro fator que pode impulsionar o turismo no estado é o fato de João Pessoa ser a única capital brasileira localizada em um raio de 180 km de duas sedes da Copa do Mundo – Recife, a 120 km, e Natal, a 180 km. Juntas, as duas capitais nordestinas receberão nove jogos, e devem atrair mais de 100 mil turistas estrangeiros no período de realização do Mundial.