Abertura

Areia dá início à Rota Cultural Caminhos do Frio; presidente do Fórum de Turismo destaca importância do evento para o turismo no Brejo

Areia dá início à Rota Cultural Caminhos do Frio; presidente do Fórum de Turismo destaca importância do evento para o turismo no Brejo

O município de Areia, localizado no Brejo paraibano, foi o palco do lançamento oficial da programação da Rota Cultural Caminhos do Frio, nesta segunda-feira (01). O tema da edição deste ano do evento é o Movimento Armorial, legado deixado pelo escritor Ariano Suassuna, que prega como missão a valorização da cultura popular nordestina. A identidade dessa tradição artística poderá ser observada nos casarões históricos, restaurantes, pousadas e pequenos detalhes encontrados pelos visitantes do Caminhos do Frio em Areia.

Jaime Souza, presidente do Fórum de turismo, destacou a consolidação do evento que está na sua 19° edição. “Nós temos 10 prefeitos que investem no Caminhos do Frio, inúmeros empresários, que vestem a roupa do Caminhos do Frio em seus restaurantes e suas pousadas”.

Ele destacou ainda como Areia tem “sido pioneira no Caminhos do Frio, na sequência dos municípios, ela sempre inicia, Areia tem essa maestria de uma cidade gigantesca culturamente”, destacou Jaime Sousa.

O presidente do Fórum de turismo ressaltou o aumento de turistas nacionais nas cidades do Brejo paraibano e a parceria com outras cidades através do roteiro integrado . “O caminhos do Frio não movimenta só o brejo paraibano, ele movimenta o Estado da Paraíba como um todo”.

Programação reúne teatro, música, cinema e gastronomia

Público do evento ainda poderá apreciar os casarios coloniais nas praças da cidade | Foto: Evandro Pereira

A programação do Caminhos do Frio 2024 está repleta de roteiros turísticos, variedades gastronômicas, oficinas de audiovisual, capoeira e dança regional, além de espetáculos teatrais e shows com artistas de dentro e fora do estado.

Entre os destaques das atrações culturais em Areia, até a próxima quinta-feira (4), estão: os roteiros turísticos Caminhos do Engenho e Rota das Flores; o Festival Gastronômico, com aula-show do chef Tadeu Rena; e a oficina de sommelier de cachaça e vinho, realizada pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar). Ao longo da semana, haverá também capacitações para equipamentos turísticos e empreendimentos ligados à economia do município.

Para a sexta-feira (5), está programada uma palestra sobre empreendedorismo feminino em gestão de empreendimentos rurais, ministrada pelo Senar, das 13h às 16h, na escola Júlia Verônica. “O empreendedorismo feminino no Brejo é muito forte. Inspirando-se no trabalho de Maria Júlia [Baracho] e Luciana Balbino, iremos criar um dia de capacitação”, explica Jaime Souza, presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, referindo-se a duas premiadas empreendedoras de Areia — a primeira, responsável pelo Engenho Triunfo, que produz a cachaça homônima, e a segunda, proprietária do Restaurante Rural Vó Maria e da hospedaria Sítio Casa de Vó.

No mesmo dia, às 17h, o artista Alcides Prazeres realiza um show no Momento Cancioneiro, na Praça Pedro Américo. Conforme Rinaldo Bandeira, secretário de Cultura e Turismo da cidade, o espaço será reservado a performances de música e poesia. “No fim de cada tarde, acontecem apresentações, como chorinho, declamação de poesias e violeiros, valorizando a arte e a cultura local”, descreve. Já no palco do Calçadão João Cardoso, às 23h, é a vez de a banda de forró Os 3 do Nordeste animar o público do evento.

No sábado (6), ocorre a 3a Expedição dos Engenhos, às 9h, a partir do Posto Monte Sinai. O Teatro Minerva, por sua vez, sediará, das 13h às 17h, a mostra de filmes Cinema com Rapadura. Entre as atrações musicais do dia, que se apresentam a partir das 21h, está a cantora Kátia Cilene. Por fim, no domingo (7), último dia da programação em Areia, será realizada a trilha ecológica Caminhos do Frio, às 8h, e, para mais tarde, às 10h, está prevista a primeira cavalgada Frio pelo Caminho.

Rota Cultural Caminhos do Frio 2024

  • Areia: 01 a 07 de julho
  • Pilões: 08 a 14 de julho
  • Matinhas: 15 a 21 de julho
  • Solânea: 22 a 28 de julho
  • Serraria: 29 de julho a 04 de agosto
  • Borborema: 05 a 11 de agosto
  • Remígio: 12 a 18 de agosto
  • Bananeiras: 19 a 25 de agosto
  • Alagoa Grande: 26 de agosto a 01 de setembro
  • Alagoa Nova: 02 a 08 de setembro