Na noite desta terça-feira (18), moradores da comunidade Riachinho, em João Pessoa, protestaram contra o que consideram ações violentas e indiscriminadas da Polícia Militar da Paraíba. O protesto ocorreu na avenida Botto de Menezes, onde pneus foram incendiados em dois trechos, interrompendo totalmente o tráfego.
A comunidade Riachinho, localizada entre os bairros Padre Zé e Tambiá, tem sido cenário de intensos confrontos entre diferentes grupos criminosos disputando o controle do tráfico de drogas. Em resposta, a Polícia Militar intensificou suas operações na região. No entanto, os moradores alegam que essas operações têm sido conduzidas com muita truculência, afetando indiscriminadamente toda a comunidade, incluindo crianças e outros moradores não envolvidos em atividades criminosas.
Declaração da Polícia Militar
Em nota, a Polícia Militar afirmou que suas operações são realizadas com cautela para minimizar o impacto sobre os moradores. Contudo, a instituição destacou que os policiais frequentemente enfrentam resistência armada por parte dos criminosos, resultando em tiroteios dentro da comunidade. A Polícia Militar negou qualquer abuso, mas se comprometeu a investigar as denúncias de violência policial.
Desfecho do Protesto
A avenida foi liberada após a intervenção dos policiais militares, que dispersaram os manifestantes, permitindo que o Corpo de Bombeiros controlasse o incêndio.
Polêmica Paraíba com G1