Diretores da ANTT e Presidente da Transnordestina vem à Paraíba a convite de Vital discutir implantação de ramal no Estado

Fotos produzidas pelo Senado

O Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Jorge Luiz Macedo Bastos; e o Diretor Colegiado da Agência, Carlos Fernando do Nascimento; além do Diretor Presidente da Transnordestina Logística Ltda, Ângelo José Carvalho Baptista estarão em João Pessoa nesta segunda-feira (23). Eles participam de uma reunião de trabalho a partir das 9h no Hotel Verdegreen, a convite do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

A reunião foi solicitada por Vital após a vinda da Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, que participou na semana passada de um encontro com Prefeitos, na Estação Ciência, na capital. Vital lembrou que, durante a reunião com os prefeitos, ao fazer a saudação à Ministra, pediu mais atenção ao seu pleito de trazer para a Paraíba um ramal da Ferrovia Transnordestina.

“Após a reunião da Paraíba mantive audiência com a Ministra em Brasília e deste encontro partiu a determinação para que o Governo Federal e a Transnordestina Logística comecem a discutir seriamente a alteração no projeto, com a introdução deste ramal paraibano. Esta será a primeira reunião, através da qual daremos o primeiro passo real, o primeiro passo concreto para termos o ramal”, afirmou o Senador Vital.

Os participantes da reunião foram convidados pessoalmente pelo Senador Vital, que confirmou a presença, também, de representantes de órgãos como Companhia Docas, Federação das Indústrias da Paraíba – Fiep, Banco do Nordeste – BNB, DNIT, Sebrae, CBTU, Secretaria Estadual da Infra-Estrutrua, além da bancada de Deputados Estaduais e Federais da Paraíba e representantes de demais órgãos do Governo Federal na Paraíba.

Vital também está convidando os prefeitos de Cabedelo, Luceninha; João Pessoa, Luciano Cartaxo; Patos, Francisca Motta; e Sousa, André Gadelha, as maiores cidades beneficiadas com o ramal paraibano da Transnordestina. “Este deverá ser mais um grande investimento federal em nosso Estado e fico feliz em poder estar dando esta contribuição à Paraíba”, afirmou Vital.

Ele lembrou que, desde que assumiu o mandato de Senador da Paraíba, definiu sua atuação junto ao Governo Federal para intermediar investimentos em obras estruturantes que compõem em três eixos de desenvolvimento: reestruturação do Porto de Cabedelo, duplicação da BR 230 de Cabedelo a Cajazeiras e o ramal da Ferrovia Transnordestina.

“Quanto à duplicação da BR 230 nós já estamos bem avançados para começar as obras no trecho de Campina Grande a Soledade. Inclusive com a destinação de emendas de minha autoria ao orçamento deste ano; no caso do Porto, estamos conseguindo destravar os investimentos para a dragagem e modernização do terminal. Agora chegou a vez de iniciamos os esforços em relação à Transnordestina”, disse Vital.

“Vamos cuidar do nosso ramal paraibano da Tansnordestina de forma prática. Estamos conseguindo dar sequência ao encontro da Ministra Ideli aqui na Paraíba e temos que sequenciar as ações efetivas. Uma semana depois da reunião com os prefeitos estamos colocando o assunto em discussão, trazendo para o Estado quem pode resolver. A Paraíba precisa de respostas rápidas às suas pretensões e estas pessoas que estarão aqui nesta segunda-feira poderão começar a nos dar estas respostas, de forma concreta”.