O maior São João do Mundo, em Campina Grande, começou há algumas semanas e com ele as polêmicas com os artistas que se mostram decepcionados e criticam o caminho que o evento vem tomando.
Fora da programação do palco principal do Parque do Povo, a cantora Solange Almeida considerou ser frustrante não se apresentar no Maior São João do Mundo, em Campina Grande.
“Com 38 anos de carreira, para um artista de forró ficar fora do São João de Campina Grande é frustrante”, desabafou a cantora no palco da Vila Sítio São João, onde se apresentou no último domingo (9).
Com lotação máxima, o espaço precisou ter as portas fechadas. Sobre a ausência no Parque do Povo, ela afirmou ter sido pega de surpresa.
“Já estava quase tudo certo e aí no dia que foi anunciado (a programação) eu não vi o meu nome e foi uma surpresa bem triste”, disse a cantora.
Apesar da decepção, Solange agradeceu a oportunidade de se apresentar em outro local e compartilhou uma mensagem de fé e esperança.
Mas Solange não é a única artista que criticou e se decepcionou com a organização do evento, abaixo , confira outros artistas que já fizeram críticas principalmente pela falta das “raízes” do São João na programação do Parque do Povo.
A cantora Roberta Miranda divulgou um vídeo nas redes sociais falando sobre a ausência dela entre as atrações do São João 2024 de Campina Grande. No vídeo, ela disse que o prefeito Bruno Cunha Lima já tinha confirmado informalmente a participação dela no evento, mas que tentava procurá-lo desde o começo do ano, sem retorno.
“Infelizmente independe de mim. Não fui eu que falhei com a palavra, não fui eu que não honrei com a palavra”, disparou.
Em resposta, Bruno Cunha Lima disse que a ausência de Roberta Miranda no Maior São João do Mundo “foge de sua alçada”. Com a concessão pública-privada do São João da cidade, todo andamento de negociações para fechamento das atrações acontecem com a empresa Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda, de Fortaleza, no Ceará.
Beto Barbosa também criticou o São João de Campina Grande por ficar de fora da lista das atrações deste ano. Em entrevista, ele disse que o Ministério Público deve investigar as escolhas dos artistas realizadas pela organização do evento.
O “Rei da Lambada” também afirmou que haveria “forças ocultas” por trás dessas escolhas. “Não sei o que acontece em Campina Grande, parece que tem umas forças ocultas por trás, grandes artistas que tem história não consegue entrar.
Merece uma atenção maior das autoridades, principalmente das autoridades”, disse o artista.
Mesmo ficando de fora do Maior São João do Mundo, Beto confirmou sua presença no São João de Caruaru. No dia 21 de junho, juntamente com Raça Negra, Maiara e Maraisa e Nathalia Calazan, Beto participará da festa caruaruense.
No ano passado, o consagrado cantor paraibano, Flávio José, viralizou com seu desabafo sobre o maior São João do Mundo, o artista reclamou de ter que diminuir o tamanho do show, em pelo menos 30 mim, após determinação dos organizadores do evento. Ele chegou a afirmar que não sabia se iria cantar todas as músicas do repertório por causa do ‘corte’ na apresentação.
Visivelmente descontente com o pedido de diminuição do tempo, aproveitou para reclamar da falta de valorização do artista nordestino.
Depois de Flávio José quem subiu ao palco foi o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que tocou quase 3 horas.
Também no ano passado, Santanna, O Cantador, se apresentou no palco principal do Parque do Povo, e, no início de seu show, fez uma homenagem ao cantor Flávio José e defendeu a valorização do forró nas festividades juninas.
“Alô, Flávio José! Aonde você estiver, receba o recado da nação paraibana que neste momento é por mim representada”, disse Santanna em homenagem a Flávio.
Santana iniciou seu show cantando a música “Paraíba Joia Rara”, com a bandeira do estado da Paraíba no telão do palco, e, além de se emocionar na ocasião, deixou o público também comovido no Parque do Povo, e ele defendeu o enaltecimento das raízes sertanejas.
O cantor criticou o maior espaço e valorização para outros estilos musicais nas festividades juninas, na qual, de acordo com ele, o forró deve prevalecer.
“Na minha casa, convidado é convidado. Na hora do meu aniversário, a vela vai estar acesa e quem vai apagar a vela e cantar os parabéns sou eu”, criticou Santanna.