Aclamado pelo público

Últimas gravações em Cabaceiras; Confira os mais recentes sucessos da "Roliúde Nordestina"

Veja os filmes e séries gravados no cariri paraibano que foram destaque em todo o Brasil

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

Conhecida por fazer parte do cenário de filmes famosos como o Auto da Compadecida, Cabaceiras vem voltando a ser alvo de grandes estúdios e emissoras, como Prime Video, Globo e até mesmo a Disney. De acordo com os diretores, o ambiente e o clima seco característico da cidade, contribuem para a construção de enredos baseados no alto sertão.

Filmes e séries mais recentes

  • Entre Irmãs (2017)

Com gênero drama, o filme intitulado de “Entre Irmãs”, tentou adaptar a história do estado de Pernambuco, nos anos 1930, quando duas irmãs se separam depois de ocorrer um trágico acidente. Partindo para a cidade grande, uma delas tem a chance de conhecer a alta sociedade da época, enquanto a outra, passa a conviver com um grupo de cangaceiros.

Importante ressaltar, que mesmo o enredo se passando no contexto pernambucano, alguns cenários da caatinga sertaneja foram gravados em Cabaceiras, dando ênfase ao clima intenso que assolava a região.

Após o grande sucesso do longa, o streaming Netflix se interessou em apresentar o título em seu catálogo, com isso, houve a mudança de formato para minissérie com 4 episódios contendo as cenas da obra.

  • Onde Nascem os Fortes (2018)

Com produção e exibição da TV Globo, a supersérie brasileira foi uma obra de dramaturgia semelhante às novelas da emissora, porém, baseado no modelo de série na faixa das 23 horas do canal.

Os irmãos gêmeos Maria e Nonato decidem viajar juntos à cidade do interior sertanejo, terra natal da mãe deles, a engenheira química Cássia, na tentativa de encontrar novas trilhas de bicicleta.

No decorrer da viagem, Maria conhece e se apaixona pelo jovem empresário e paleontólogo Hermano, conhecido popularmente como “O Rei de Sertão”, dono da maior fábrica de bentonita da região.

Enquanto isso, Nonato desaparece misteriosamente após flertar com uma funcionária, Joana, durante uma festa. Nesse meio-tempo, Maria matou um homem em defesa quando o mesmo ia abusá-la sexualmente, após isso, tenta fugir e se esconder.

Com a ajuda do juiz Ramiro, que é rival de Pedro, Cássia volta ao Sertão em busca dos filhos, da mesma forma que investiga o desaparecimento de Nonato.

Na cidade fictícia da série, o cariri paraibano se encaixou perfeitamente com a proposta dos diretores, que se adaptaram às paisagens e o clima seco da região, trazendo o sentimento necessário que a trama precisava para convencer o público.

Sendo um sucesso de audiência em todo o país, a série apresentada e disponível no Prime Video, traz a história de Ubaldo, um infeliz bancário da zona urbana de São Paulo que descobre ter uma herança e duas irmãs no sertão cearense: Dilvânia que lidera um grupo comandado anteriormente por seu falecido pai; e Dinorah, uma única mulher em uma gangue de ladrões de banco. Ao chegar na cidade, Ubaldo é convocado a cumprir seu destino como o novo mítico “cangaceiro”.

Até o momento, a série possui apenas uma temporada, entretanto, já foi renovada para a segunda. Com mudanças feitas na equipe de filmagem, a próxima temporada tem a proposta de “mostrar a luta pelo poder”. Ainda sem data para estrear, o anúncio foi feito pelos atores da obra.

Quanto ao locais de gravação, foram a Saca de Lã, ponto turístico local, e o Portal da Luz, lugar com pouca luminosidade rodeado de enormes rochas que fornecem o ar de mistério presente na série.

Próximo lançamento

  • Maria e o Cangaço (2024)

Tendo Isis Valverde como a protagonista, a série que tem produção e divulgação por parte da Disney, possui lançamento previsto para o próximo dia 26, disponível no streaming da empresa. Na ocasião, a trama vai abordar a vida da cangaceira mais famosa na história do Brasil, Maria Bonita, como também, sua relação com o cangaço.

O local onde aconteceram as gravações foi na Saca de Lã, formação rochosa composta por enormes blocos de pedra, além de ser envolta pela vegetação da caatinga, favorecendo para contextualizar ainda mais a história.

Ao mesclar drama e ação, as principais cenas vão ter por foco, mostrar a hostilidade do movimento e a gravidez de Maria Bonita, que estava à espera de seu primeiro filho.

A atriz relatou sua experiência em interpretar a personagem.

“Eu vou tentar honrar a história dela e eu acho que é muita emoção, eu vivi a emoção. Não posso dizer o que vocês vão sentir, mas eu posso dizer que viver essa história foi muito gostoso para mim, para minha trajetória, para minha carreira e pra minha pessoa. E eu espero que vocês sintam o mesmo”, disse ela