”Não existe fracasso nem sucesso que seja eterno.” Uma frase que ouviu no início da carreira no Bando de Teatro Olodum foi o tema da fala do artista no Nordeste On e guiou toda sua trajetória profissional
O ator, apresentador e cineasta baiano já chegou quebrando protocolos e descendo até a plateia ansiosa para cumprimentar o público. “Da última vez que estive em João Pessoa foi neste teatro, mas era uma peça e eu não podia descer. Hoje vou fazer o que estou, desde aquele dia, com vontade e cumprimentar vocês”, disse Lázaro Ramos, descendo do palco e levando o público ao delírio. Após listar uma série de sucessos, o baiano apontou também alguns fracassos que fizeram com que ele conseguisse chegar no ponto da carreira onde está hoje.
Lázaro é o ator negro que mais protagonizou em novelas da tv brasileira. Seu livro, “Na minha pele”, publicado em 2017, é um best-seller e se tornou o mais vendido no país por um autor negro. O cineasta já foi homenageado na França, Moçambique e Uruguai pelos filmes que criou. Apesar do currículo admirável, fez um alerta: “Não é apenas o sucesso que demarca minha trajetória.”
O cineasta também listou alguns fracassos que percorreram sua carreira, desde a estreia no Bando de Teatro Olodum, na Bahia, passando pela projeção internacional e atuação na teledramaturgia Brasileira, que foram determinantes nas suas escolhas e no caminho que seguiu. Personagens que deram errado, projetos profissionais que embarcou com tudo, mas que acabaram não dando certo, como o protagonista da novela Insensato Coração, da Tv Globo, André Gurgel.
“Foi o meu primeiro protagonista de novela.
Quando eu recebi o texto da novela era descrito como homem sedutor, só que eu precisei abrir mão da minha identidade e esqueci das minhas características que não condiziam com a realidade de um galã. Virei sátira no Pânico na Tv, me tornei gozação no meio da rua e me senti absolutamente sozinho. O tempo foi passando e eu fui me apoiando nos meus colegas de trabalho pra trabalhar em paz, mas por dentro tinha muito angústia. Até encontrar dois jovens negros que me disseram que os representava”, pontuou.
O artista agradeceu a oportunidade proporcionada pelo Sebrae de poder retornar a Paraíba. “Uma grande alegria estar aqui, desde que eu fui convidado, porque eu acho que é uma oportunidade pra falar de assuntos que muita gente não sabe. Porque geralmente eu sou chamado pra falar sobre questões raciais, teatro, paternidade. Vir aqui pra falar sobre empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e tornar essa informação acessível a todos, eu acho que é muito importante. Nesse evento que as pessoas estão planejando seus sonhos, seu futuro, trata-se de um momento de compartilhar e eu estou muito feliz de estar aqui”, acrescentou.
Sucesso do NEon – Antes da palestra de Lázaro Ramos, o time do Sebrae Paraíba subiu ao palco com a equipe do Sebrae Alagoas, para passar o bastão para a realização no NEon 2025. Na oportunidade, o presidente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, fez um balanço da realização do evento em João Pessoa, que superou todas as expectativas.
“Estamos chegando na reta final desse evento que cada um de vocês fizeram brilhar, fizeram acontecer, com toda essa euforia, então esse sucesso deve-se a vocês. Pensamos o NEon para a sociedade paraibana, nordestina, brasileira, para que que a gente possa construir um futuro melhor. Nós somos operadores dos processos, fazemos o desenho e operamos para que cada um de vocês estivesse aqui hoje e que fosse algo verdadeiramente marcante. A missão agora é de Alagoas, é o momento de passagem. Que o NEon 2024, que ocorreu na Paraíba, sirva de inspiração para fazer uma edição ainda melhor. A ideia é superar sempre e eu tenho certeza que a turma de lá tem competência para isso”, destacou.
“O NEon deixou bem claro para as pessoas que estão aqui o que está se esperando dessa sociedade no futuro. Parabenizo Luiz Alberto como presidente e todos os dirigentes, assim como os conselheiros. Toda a Paraíba está de parabéns , o Nordeste e o Brasil estão de parabéns com esse grande evento que conseguimos realizar”, destacou Mário Borba, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PB.
O evento foi realizado pelo Sebrae, em parceria com o Governo do Estado e o apoio de mais 40 empresas parceiras. Durante dois dias, o Centro de Convenções de João Pessoa foi palco de uma verdadeira imersão em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, com palestras,
painéis, exposições, que contemplaram todas as áreas de atuação do mercado. Entre as principais atrações, além de Lázaro Ramos, o evento contou com Diego Ribas, atleta de alta performance e ex-capitão do Flamengo; o cientista-chefe da TDS Company, Silvio Meira; o CEO da MCF Consultoria, empresa líder no Brasil e na América Latina no conceito de luxo e premium.
Assessoria