O filhote de cobra naja, desaparecido há cerca de seis semanas do Laboratório de Herpetologia, pertencente ao Instituto Butantan, foi encontrado na última quarta-feira(05). O animal foi encontrado nos dutos do próprio laboratório, localizado no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo, onde ficou mantida em segurança e ainda conseguiu beber água.
De acordo com o instituto, o quadro de saúde do filhote é positivo, recebendo, após o ocorrido, os devidos cuidados pela equipe de pesquisadores. O laboratório é frequentado apenas por profissionais e pesquisadores, além de ser distante do Parque da Ciência e de seus museus.
Quando o réptil desapareceu, em maio deste ano, não foi registrada nenhuma fuga pelas câmeras do laboratório. A partir disso, a hipótese era que a cobra havia entrado no ralo interno do laboratório, depois no encanamento e morrido. Armadilhas foram montadas ao redor e o instituto informou que havia soro contra o veneno da serpente.
Na época, o Instituto Butantan, relatou também, que tem plano de contingência para esses casos, que foi acionado, e que está fazendo uma apuração interna do episódio em questão.