A exposição imersiva O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso enche de história e arte o Luzzco, espaço dedicado à expressão artística e cultural na Paraíba. O projeto insere os espectadores nas origens do poeta paraibano Ariano Suassuna, percorrendo sua carreira e expondo obras que ainda não foram vistas pelo público. A elaboração do espetáculo contou com a participação do neto de Ariano, João Suassuna.
A exposição, que dura em média uma hora e meia, conduz seus espectadores em uma viagem pelas raízes da cultura popular brasileira e pela vida e obra do poeta, dramaturgo e romancista Ariano Suassuna.
O espetáculo “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” é dividido em cinco atos, além da introdução:
- Ato I: Amor pela poesia;
- Ato II: Amor pela sua aldeia;
- Ato III: Amor da vida;
- Ato IV: Amor que contagia; e
- Ato V: Amor imorrível.
João Suassuna, neto de Ariano, comenta sobre a criação artística do avô e como o maior desafio da da exposição foi abordar todas as facetas do poeta:
“Ariano é uma pessoa plural e toda a sua criação artística extremamente diversificada, o maior desafio foi conseguir trazer todas as variadas facetas, é isso o que as pessoas vão encontrar”, explica João.
‘O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso’ no Luzzco
O Luzzco promete uma experiência imersiva e também física aos seus espectadores. Os ambientes terão pílulas físicas da vida de Ariano e sua obra, algumas nunca tocadas ou vistas pela população diretamente, como o traje que ele usava e a cadeira que gostava de sentar para ler e contar suas histórias.
A primeira parada do espetáculo é na Paraíba, depois ele segue Pernambuco, onde o artista formou família. Os idealizadores do espetáculo têm a intenção de levar o espetáculo para todo o Brasil. Os idealizadores revelam que já receberam convites para apresentações fora do país.