Case de sucesso

Roberto Santiago: a história do menino de 20 anos que construiu um império vendendo lotes da família em Santa Rita

Com uma longa trajetória como um player importante do mercado, o empresário começou a atuação na economia juntamente com o pai

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Na primeira entrevista concedida pelo empresário Roberto Santiago, dono dos dois principais shoppings de João Pessoa, ele revelou a trajetória profissional e de vida que percorreu antes de se tornar um dos principais empresários da Paraíba.

Com uma longa trajetória como um player importante do mercado, o empresário começou a atuação na economia juntamente com o próprio pai, Divaldo da Nóbrega, até se tornar proprietário do Shopping Manaíra e Shopping Mangabeira.

O empresário contou em entrevista à CBN a trajetória de vida de sua família nos negócios, que inicialmente eram voltados para outro setor da economia, e também explicou como se consolidou entre os grandes nomes do mercado paraibano e nordestino.

Roberto Santiago e a família são naturais de João Pessoa. Eles começaram a trajetória de investimentos nos negócios com torrefação de café. A ideia dos investimentos iniciais da família, segundo conta o empresário, veio do próprio pai, Divaldo da Nóbrega, que fez sucesso no ramo na Região Metropolitana da capital e atingiu rapidamente bons resultados.

“Meu pai tinha comprado a torrefação de café Santa Rosa. Com 12 anos comecei a trabalhar com ele e herdei dele o sangue de empreendedorismo. Para mim, meu pai sempre foi tudo que eu tenho na minha vida e tudo que eu sei de empreendedorismo foi meu pai que me ensinou. A gente passou uns 20 anos, depois abrimos outras indústrias, fechou o café, mas comecei lá”, contou.

Conforme Roberto, o empreendimento de café ficou concentrado em João Pessoa e, aos poucos, foi se expandindo para cidades da região metropolitana. No entanto, após o negócio crescer, o pai de Roberto decidiu se aventurar em outros ramos que não prosperaram e quebraram as empresas da família.

“Meu pai tinha uma visão muito grande, ele sempre estava muito na frente. Em termos de visão empresarial, ele era um gênio. Ele tinha o café, que tinha limitações proporcionalmente ao que ele queria ser. Foi aí que ele botou uma fábrica de cartonagem, que era o sonho dele. Ele fez um investimento muito grande e achava que ali ia ser o grande ‘pulo’ dele, mas infelizmente não deu certo. Do jeito que ele cresceu muito a queda foi faraônica”, disse.

Foi uma herança da avó paterna que garantiu o recomeço da família. O pai conseguiu parte da terra com os irmãos da mãe de Roberto e ele começou a fazer loteamento na cidade de Santa Rita, mesmo sem nunca ter trabalhado na área. O objetivo principal, com cada terreno vendido, era garantir a feira de casa. No entanto, a competitividade era alta na região, o que fez o empresário perceber que precisaria fazer algo diferente para se sobressair.

Roberto conta que o primeiro passo foi abrir seu escritório em um local de destaque no então Parque Solon de Lucena. Com o aumento das vendas ele passou a ser procurado para vender imóveis de terceiros, com pagamento de comissões. Ele então adotou uma política diferenciada de vendas e aumentou a comissão dos vendedores como forma de incentivo.

O passo seguinte foi comprar áreas em cidades do interior para fazer loteamento. Ele estima ter vendido 80 mil terrenos na década de 80. É em um dos loteamentos idealizados por Roberto que estão os terrenos onde posteriormente foi erguido o Manaíra Shopping.

Assessoria