Seguindo a série da matérias especiais do Polêmica Paraíba com dados históricos das eleições municipais passadas no estado, desta vez será abordado mais um dado estatístico curioso: qual pleito em João Pessoa teve o menor e o maior número de candidatos.
Para esse levantamento, serão consideradas as eleições para prefeito em João Pessoa que ocorreram de 1988 em diante, a primeira após a promulgação da Constituição de 1988. O texto trouxe, em seu Artigo 29, a regularidade dos pleitos municipais para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores a cada quatro anos, por meio de eleições diretas e simultâneas em todo o país.
Com isso, serão avaliadas nove eleições para prefeito de João Pessoa para saber qual delas teve menos quantidade de candidatos a prefeito, qual teve mais e quem foram eles.
Curiosamente, os últimos dois pleitos municipais são os que tiveram menos e mais candidatos. Em 2020, um número recorde foi visto em João Pessoa, quando 14 candidatos disputaram a prefeitura da capital. Em compensação, quatro anos antes, apenas 4 candidatos lançaram seus nomes para a população.
Confira os números
1988 – 7 candidatos
Wilson Braga, João da Mata, Haroldo Lucena, Carlos Bezerra, Hermano Almeida, Antonio Arroxelas e Jaemio Ferreira.
1992 – 7 candidatos
Chico Franca, Chico Lopes, Delosmar Júnior, Pedro Adelson, José Bartolomeu, Djacy Lima e Eduardo de Oliveira e Silva.
1996 – 8 candidatos
Cícero Lucena, Lúcia Braga, Luiz Couto, Nadja Palitot, Mário da Cruz, Afonso de Abreu, Alvaro Cavalcanti e Lourdes Sarmento.
2000 – 5 candidatos
Cícero Lucena, Luiz Couto, Lourdes Sarmento, Alexandre Arruda e Ricardo Cabral.
2004 – 5 candidatos
Ricardo Coutinho, Ruy Carneiro, Avenzoar Arruda, Lourdes Sarmento e Antônio Radical.
2008 – 6 candidatos
Ricardo Coutinho, João Gonçalves, Barreto, Marcos Dias, Lourdes Sarmento e Professor José Rodrigues.
2012 – 7 candidatos
Luciano Cartaxo, Cícero Lucena, Estela Bezerra, Zé Maranhão, Renan Palmeira, Antônio Radical e Lourdes Sarmento.
2016 – 4 candidatos
Luciano Cartaxo, Cida Ramos, Professor Charliton e Victor Hugo.
2020 – 14 candidatos
Cícero Lucena, Nilvan Ferreira, Ruy Carneiro, Wallber Virgolino, Edilma Freire, Ricardo Coutinho, Raoni Vita, João Almeida, Anísio Maia, Ítalo Guedes, Carlos Monteiro, Rafael Freire, Rama Dantas e Camilo Duarte.