O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (13), a quarta entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de Cabedelo, no pleito do dia 6 de outubro.
As eleições desse ano tendem a repetir o mesmo esqueleto de 2020, quando tivemos um grande número de candidaturas, dos mais diferentes espectros políticos, disputando o voto dos habitantes da cidade portuária.
O nosso entrevistado de hoje é Ironildo Oliveira. Ex-Secretário de Saúde de Cabedelo, Ironildo foi candidato a Câmara Municipal em 2012 e a Vice na chapa encabeçada por Eneide Régis no pleito de 2016. Nesta eleição, Oliveira disputará a Prefeitura filiado ao Democracia Cristã.
PROBLEMAS NA CIDADE
PP: Quais são as principais falhas da gestão Victor Hugo?
O empréstimo realizado para o Projeto Orla Marítima, é um dos exemplos, do equívoco do atual gestor, visto a falta de planejamento para angariar os recursos. Se eles tivessem pensado em apresentar um projeto ao Governo Federal, os recursos teriam vindo do Governo Federal, não sendo necessário a realização de empréstimo ocasionando o endividamento do município.
Outro problema é essa onda de asfalto em nossa cidade, sem saída das águas pluviais ou seja sem drenagem e vale salientar que a fuligem do asfalto é altamente cancerígena. Se eu for eleito com a força de Deus e do povo, iremos realizar um serviço de drenagem jamais visto na história política e administrativo de Cabedelo.
PP: Estamos vendo uma crescente na violência em Cabedelo nos últimos anos. Como o Senhor pretende trazer uma maior sensação de segurança aos habitantes, freando o avanço das facções na cidade?
Apesar de segurança ser dever do Estado, o município tem que fazer sua parte ocupando nossos jovens com escola de tempo integral, disponibilizar atividades esportivas, cursos de musica, artesanato, culinária, cabeleireira, manicure, pedicure e cursos de capacitação em informática.
Fazendo o dever de casa, iremos ter estudantes fazendo qualquer concurso contra jovens de outras cidades da Paraíba.
PP: O Senhor foi Secretário de Saúde do município em gestões anteriores. Como o candidato enxerga a situação da saúde de Cabedelo na gestão Vitor Hugo?
Se os Governantes tivessem responsabilidade e amor a nossa cidade, não teria perdido a Upa e o Caps III. Vale salientar que existiam recursos financeiros, mas por irresponsabilidade, esses recursos foram devolvidos.
Podemos citar também o anexo do Hospital Padre Alfredo Barbosa, que poderia estar funcionando a todo vapor, mas que infelizmente é deixado de lado pelo Prefeito.
ARTICULAÇÕES POLÍTICAS
PP: Até o momento o Senhor tem como principais adversários, o ex-Deputado Ricardo Barbosa, o Deputado Estadual Wallber Virgolino e o Vereador André Coutinho. Como se sobressair perante candidatos com maior experiência política?
São pré-candidaturas que não conhecem a realidade da nossa cidade e do nosso povo. Se colocarmos eles por dentro do bairro, terão que usar GPS pra retornar a BR 230.
Isso é algo que já presenciamos anteriormente em nossa cidade. Candidatos com maior poder financeiro, com maior força na composição da majoritária, mas que esquecem de conversar com o nosso povo, o que venho fazendo diuturnamente. Até porque não sou um estranho em nossa cidade, converso chamando todos pelo nome e apelido.
PP: Como o Senhor vislumbra o perfil do seu companheiro de chapa? Já existem conversas com legendas que teriam prioridades nessa escolha?
Isso vem sendo conversado com a coordenação da campanha e com outras legendas. Portanto o momento é de articulação para a composição da chapa e de acharmos um consenso, pois temos prazo para definir essa situação.
PROMESSAS
PP: Qual o principal projeto que o Senhor tem para a cidade de Cabedelo?
Para essa pergunta eu posso citar alguns pontos
1 – Na área da saúde pretendemos ampliar o horário de funcionamento da Policlínica e do Centro de Especialidades Odontológicas, tendo em vista que os moradores só tem o horário da noite pra realizar suas consultas.
2 – Retorno de licitações pra realizar exames de alta e média complexidade, para acabar em definitivo com essa vergonhosa fila de espera para a realização de exames, como os de ressonância, cateterismo, tomografia e colonoscopia, dentre outros.
3 – Aquisição de medicamentos fora da padronização, suplementação alimentar para atender crianças e idosos e reaparelhamento dos nossos hospitais.
4 – Valorização dos funcionários da saúde com revisão do PCCR, onde se eleito iremos enviar ao legislativo, um projeto de lei revogando o ato criminoso, que às administrações passadas fizeram, reduzindo a insalubridade de 60% e 40% para 5% e 20%.
5 – Cursos de capacitação pra todos os funcionários da Prefeitura, para que possamos aprimorar cada vez mais os nossos servidores.
6 – Retorno das academias nas praças públicas com acompanhamento de profissionais.
7 – Na educação iremos revisar o PCCR valorizando os nossos professores, consequentemente dando segurança salarial.
8 – Revisão da estrutura física de nossas escolas, dando melhores condições aos alunos e profissionais da educação.
PP: Cabedelo é uma das cidades paraibanas mais procuradas pelos turistas, quais seriam os projetos do Candidato para alavancar ainda mais essa importante área econômica?
Cabe ao poder público municipal, explorar o nosso artesanato. Vemos peças que são vendidas no Por do Sol em Jacaré, tendo o nome de João Pessoa.
Temos que resgatar a Lapinha, Nau Catarineta, as Quintas Culturais nos bairros, Boi Bumbá da Professora Evilásia, Festa de São Sebastião, a Fortaleza de Santa Catarina, retomar o Carnaval da Campina da Vila. Até porque o turismo é a chaminé do futuro.
PP: O que os moradores de Cabedelo podem esperar da sua possível gestão?
Cabedelo terá um Prefeito voltado pra atender as necessidades daqueles que necessitam dos serviços públicos, pois quando fui Secretário fiz muito e se eu for Prefeito, iremos fazer muito mais.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba