Cuité recebeu a primeira Plenária do Orçamento Democrático Estadual deste ano, com a presença da secretária Rafaela Camaraense, dos Prefeitos da região e da liderança política, Caio Camaraense. O evento aconteceu no ginásio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, reunindo mais de quatro mil participantes de doze municípios das regiões do Seridó e Curimataú. A plenária marcou o início das consultas populares para definir as prioridades de investimento do orçamento do ano seguinte.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, representante da região, destacou a importância da realização dessas ações para o Curimataú: “Este é um momento significativo para a democracia participativa em nossa região. Através destas plenárias, estamos não apenas ouvindo, mas também implementando as sugestões da nossa comunidade para que possamos realizar projetos e ações que realmente tragam desenvolvimento sustentável e inclusão.”
As áreas de estradas e mobilidade, esporte e lazer, e políticas para pessoas com deficiência foram destacadas como prioritárias pelos cidadãos da quarta região para o direcionamento dos recursos públicos no próximo ano fiscal. Ainda durante a plenária, o governador João Azevêdo prometeu estabelecer o Centro de Apoio ao Autista na região até o próximo ciclo do Orçamento Democrático, atendendo a uma das principais solicitações da comunidade.
O Orçamento Democrático Estadual é uma iniciativa que promove a participação cidadã na Paraíba, visando o empoderamento da população nas decisões governamentais e na alocação dos recursos públicos. As audiências públicas são oportunidades para o diálogo direto entre a população e o governo, onde são eleitas as prioridades de investimento para as diversas regiões do estado. A próxima audiência será realizada em Campina Grande (terceira Região), no Sesc Açude Velho, a partir das dezesseis horas.
Ainda em Cuité, o Governador João Azevedo inaugurou a segunda Companhia de Bombeiro Militar, beneficiando não só Cuité, mas também os municípios de Barra de Santa Rosa, Damião, Nova Floresta, Picuí, Frei Martinho, Sossego, Baraúna, Nova Palmeira e Pedra Lavrada, impactando aproximadamente noventa mil pessoas. “Essa estrutura foi uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuité. O imóvel foi cedido e fizemos uma readequação de quase meio milhão de reais para atender a todas as cidades do Curimataú e do Seridó paraibano, bem como Jaçanã e Coronel, no Rio Grande do Norte”, destacou o Prefeito Charles Camaraense.
Durante a tarde, na cidade de Barra de Santa Rosa, a secretária Rafaela Camaraense esteve presente na inauguração da creche Crisalda de Andrade, parte do Programa Paraíba Primeira Infância. A creche, que recebeu mais de um milhão e duzentos mil reais em investimentos, beneficiará diretamente cinquenta crianças. “Participar dessa inauguração na minha região é uma grande satisfação. Tenho um carinho muito especial por esse projeto Primeira Infância, pois participei da sua construção e sei o quanto ele é essencial para que as mães possam trabalhar enquanto seus filhos estão seguros e bem cuidados”, afirmou Rafaela Camaraense.