A Arquidiocese da Paraíba está sob intervenção canônica. A medida, considerada rara no sistema canônico, foi adotada em agosto pela Santa Sé. O blog teve acesso ao documento sigiloso decretando a intervenção, motivada por denúncias que não ficaram expostas no documento informando a designação do bispo Dom Fernando Guimarães, de Garanhuns, Pernambuco, como interventor.
Ele vai apurar denúncias que chegaram à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O blog não conseguiu apurar o teor exatos das denúncias. Elas podem versar sobre questões administrativas, disciplinares ou até de condutas canônicas.
Durante a intervenção, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto, continua exercendo normalmente seu mister, enquanto o bispo Dom Fernando vai apurando os fatos para os quais foi instado a investigar. Somente após o resultado da apuração é que alguma outra medida poderá ser tomada pela Santa Sé.
O caso corre sob sigilo. Mas diversos membros da Igreja Católica já tem conhecimento.
NEGATIVA
O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto, negou, por meio de sua assessoria, a notícia veiculada no blog que a Arquidiocese da Paraíba está sob intervenção decretada pelo Vaticano. “Não teve, não tem e sequer há previsão de intervenção na Arquidiocese da Paraíba”, declarou Dom Aldo, ao tratar do assunto com a assessoria de comunicação da entidade.
Declarou que intervenção canônica só pode ser feita por um arcebispo e que, neste caso, ele afasta o arcebispo em exercício, não podendo estar ambos ao mesmo tempo em atividade.
A assessoria reforçou ainda que a Arquidiocese tem como hábito de expor todos os fatos nos quais é citada e que não teria problemas em admitir se a intervenção tivesse sido decretada. Apesar do completo respeito à palavra de Dom Aldo, o blog é reforçado a sustentar a informação de que o bispo Dom Fernando Guimarães, bispo de Garanhuns, foi designado para apurar algumas questões referentes à Arquidiocese da Paraíba. E que estará fazendo visitas à Paraíba até que seu trabalho seja concluído, enquanto Dom Aldo continua no cargo.
A entidade esclareceu que Dom Fernando está em João Pessoa tão somente para participar de um congresso. O blog advertiu que o tema é tratado sob sigilo e que somente terá desdobramentos caso seja comprovada qualquer fato vistoriado.