Entrevista

Nicola Lomonaco promete revolução tecnológica na saúde e projeta disputa apertada em Santa Rita

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (29), a segunda entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de Santa Rita, no pleito do dia 6 de outubro.

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (29), a segunda entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de Santa Rita, no pleito do dia 6 de outubro.

As eleições desse ano tendem a repetir o mesmo esqueleto de 2020, quando tivemos um grande número de candidaturas, dos mais diferentes espectros políticos, disputando o voto dos habitantes da cidade dos canaviais.

O nosso entrevistado de hoje é Nicola Lomonaco (Agir). Nicola é proprietário da fábrica dos produtos Sanhauá, atuando também no ramo de loteamento, construção civil e ainda como presidente da Câmara de Conciliação.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Polêmica Paraíba: O Senhor é um estreante em eleições e terá como seu primeiro teste, uma disputa importante como a Prefeitura de Santa Rita. Como conseguir superar a inexperiência perante candidatos com maior lastro político?

Eu posso ser considerado estreante, não na questão do trabalho que nós desenvolvemos na cidade, mas sim tendo um cargo político. Mas como atuação, aí nós não somos estreantes não, nós lutamos contra os desmandos dessa gestão e posso dizer hoje que eu sou a única oposição em Santa Rita a esse Prefeito.

Por que você diz isso? Porque Nicola é o único que se opõe a tudo que está errado e que está prejudicando e maltratando a nossa sociedade. Nicola tem trabalho prestado, eu não sou candidato só com a questão de promessa, como muitos que vieram de cidades vizinhas para vir prometer e querer virar salvador da pátria. Nicola não é salvador da pátria, mas já vem tentando minimizar o mal que essa administração tem feito a nossa população.

Chegar só prometendo é muito fácil, eu quero ver botar a cara a tapa e ir para o meio da rua, defender o salário dos servidores, defender a população que está aí pagando uma taxa altíssima de uma empresa que veio só para tirar o dinheiro da população e que isso para mim é um assalto a mão armada.

Nós vamos tirar essa empresa ANE da cidade de Santa Rita, porque é uma empresa que não trouxe nenhum fruto para Santa Rita, nada de vantagem, só destruição, poluição ambiental e prejuízo à população. Tem gente que pagava 40 reais na conta e agora tá pagando 280, 400 reais hoje. Eu já tô brigando mesmo sem mandato para que a coisa seja resolvida, por isso que nós acionamos Ministério Público, o Tribunal de Contas e o Tribunal já identificou a irregularidade na licitação da empresa ANE.

Posso não ter o lastro político de ter sido prefeito de cidade vizinha, mas o nosso lastro é bem maior pelo povo.

PP: Santa Rita é a terceira maior cidade do estado, mas é apenas a vigésima segunda no índice do IDH, que mede a qualidade de vida da população. Como tentar diminuir a desigualdade social na terra dos canaviais?

A atual gestão só fez piorar esses índices nos últimos anos. Foi um desastre total. Eu sou do povo e acompanho o sofrimento que essa gestão impôs a eles. Com Nicola na prefeitura, eu cuidarei de corrigir isso. Como já disse, eu sou do povo, trabalho incansavelmente para melhorar a vida de cada um.

Eu fui membro de um conselho de desenvolvimento urbano na nossa capital. Passei 4 anos como conselheiro, sem remuneração. Fui representante justamente de uma instituição que sou presidente, que é a Associação para o Progresso dos Municípios, das Comunidades e Bairros.

E nós temos que dar a oportunidade, posso lhe dar o exemplo de Tibiri, que tem um adensamento populacional muito grande. E nessa extensão territorial, obviamente, nós devemos também trazer grandes empresas, criar grandes conjuntos, criar grandes projetos, justamente para fazer esse trabalho em favor da população. Para a gente melhorar a qualidade de vida da população, a gente tem que pensar num crescimento futuro, uma coisa que você tem que planejar para daqui a 30 anos.

Dentro disso aí, a gente tem que ir ajustando as questões pontuais que são fundamentais, saúde, educação, a merenda escolar que é uma tragédia, criança tomando suco e comendo bolacha, isso não é uma refeição digna. Por isso você tem que dar a oportunidade aos habitantes de ter grandes empresas para acomodar os nossos excelentes profissionais. Então acho que o caminho é esse, Santa Rita tem que pensar no futuro, tem que ser uma cidade do futuro.

PROBLEMAS NA CIDADE

PP: Candidato, qual é na sua opinião, o principal problema enfrentado pelos habitantes de Santa Rita?

A nossa cidade de Santa Rita, tem diversos problemas, eu poderia citar aqui centenas de problemas, mas o principal é a saúde, a saúde pública da nossa cidade é precaríssima. Tem uma auditoria do Tribunal de Contas, que identificou PSFs com infiltrações, PSFs, onde tem o material hospitalar é descartado de forma irregular, a falta de medicamentos, produtos vencidos, posso citar também o problema da falta de medicamentos para crianças autistas.

O pior é você ter que acordar de 4 horas da manhã, para disputar 10 fichas e 12 fichas, porque são 10 normais e dois de urgência e só ser atendido 10 horas da manhã e para quem pega às 4 horas da tarde é atendido de 7 horas da noite. No nosso governo, isso não vai ocorrer, tudo vai ser feito através de um aplicativo. Se a pessoa quiser ser atendido por um médico por telemedicina, ela vai ser atendido, se for o caso de um especialista, o próprio médico já vai deixar agendado o especialista no PSF.

A primeira consulta que vai ser com um clínico geral, o habitante vai ter o horário e o dia certo para ir ao PSF ser atendida e receberá tudo eletronicamente, no caso a receita, prescrição, atestado médico, encaminhamento para cirurgia, vai ficar no sistema agendado em qual dia a pessoa irá receber. O pedido de ambulância também vai ser feito por aplicativo, o pessoal da ambulância e os enfermeiros já irão saber qual é o tipo de ocorrência, qual a ambulância mais próxima e a pessoa que acionou vai poder acompanhar e o tempo para a chegada dessa ambulância.

PP: Quais são as principais falhas da gestão Emerson Panta?

Uma das principais falhas da gestão Panta, é justamente a falta de transparência, ou seja, a falta de zelo com o dinheiro público. Isso aí tem gerado problemas na saúde, educação, servidores públicos, fornecedores e com a população de Santa Rita como um todo.

Eu posso dizer, porque eu acompanho diariamente os problemas da cidade de Santa Rita, pois somos procurados por moradores que nos pedem para tentar amenizar essa situação mesmo sem termos o poder. Mas obviamente em 2025, com Nicola Prefeito, vamos poder resolver todos os problemas de Santa Rita, pois a cidade tem recurso para isso, não temos apadrinhamento político de seu ninguém como é o caso de alguns candidatos a Prefeito e iremos fazer tudo isso em uma campanha junto com o povo.

PP: Estamos vendo uma crescente na violência em Santa Rita nos últimos anos. Como o Senhor pretende trazer uma maior sensação de segurança aos habitantes?

No caso da violência, eu sou especialista em segurança pública, inteligência e investigação criminal. Sou formado em direito, sou perito também, grafocopista, e com relação à segurança pública, existe três situações importantes. Uma é com relação à iluminação pública, que é fator fundamental e importantíssimo para que a cidade esteja iluminada e garanta pelo menos uma certa segurança para a nossa população.

A outra, que muitos estão dizendo que é a criação da guarda municipal, a guarda municipal em Santa Rita já existe, é só desconhecimento de causa. Por sinal tem uma empresa que vai fazer o concurso público e vai receber um milhão de reais só para fazer o concurso público, mas é lógico que já poderia se aproveitar vigias e vigilantes obviamente seguindo quais são os fatores para poder se capacitar e obviamente o que faltar aí você contempla com um concurso, mas não pagando um valor exorbitante como a Prefeitura atual está pagando.

Uma outra questão importante seria um chip em convênio com o Governo do Estado, que seria colocado em todas às motos e capacetes com um chip rastreador, interligado entre a Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança. E em caso de roubo ou homicídio, seria aberto o sistema interligado.

Com essa ideia nós iremos aniquilar esse problema de roubo e assalto em moto, no mínimo em 70%, o resto a gente vai conseguir com apoio da Guarda e da Polícia Militar.

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

PP: Até o momento, os nomes mais bem colocados nas pesquisas são Nilvan Ferreira, Pedrito e Jackson Alvino. Como conseguir competir e elevar a sua candidatura perante a população?

A minha pesquisa é o povo. Não vejo nenhum desses nomes que você mencionou trabalhar em favor da população. Gosto muito de Pedrito, gente muito boa, foi prefeito em Cruz do Espírito Santo, respeito o trabalho dele. Aí é uma questão dele e eu não entro nesse mérito. Nilvan Ferreira é um excelente radialista, um excelente apresentador. Não tenho o que falar do amigo Nilvan Ferreira. Até porque eu me lembro de nosso amigo Jota Júnior, que por sinal foi prefeito de Bayeux, mas eu estou comparando ele apenas como um grande apresentador. Jackson Alvino é a continuação do desastre e da escravidão que vive o povo santa-ritense. Eu não sou um aventureiro, aqui em Santa Rita todo mundo sabe da minha credibilidade, pois quando eu digo que vou resolver alguma situação, eu resolvo, porque eu amo a minha cidade.

Em relação às pesquisas, nós temos números internos que não podem ser divulgadas e não são esses números que estão aparecendo na imprensa. Respeito às pesquisas, mas botar uma pesquisa com um número daqueles, é dizer que a cidade quer continuar na mesma situação que já está e isso eu não acredito, porque eu vejo o pedido de socorro da população.

Nicola não poderia fazer o trabalho que vem desenvolvendo esses anos todos e não ser reconhecido pela população, eu não acredito nisso. Será que a população não está satisfeita com o trabalho que a gente faz em defesa do povo, quer dizer que o povo tá satisfeito com que tá ruim? Reitero que respeito às pesquisas, mas o calor humano tem me dito muito diferente.

Até porque Santa Rita cansou de falsos profetas e de ilusões, que estão querendo vender coisas que não fizeram nem na própria cidade. Santa Rita tem que avançar e temos um projeto muito importante de energia solar, onde a população de baixa renda, não vai pagar iluminação pública e conta de energia.

PP: Como o Senhor vislumbra o perfil do seu companheiro de chapa? Já existem conversas com outras legendas para essa escolha?

Nós ainda estamos nas conversas iniciais, porque isso também passa pelo crivo da população e no nosso caso, isso não vem por imposição, tem candidatos que tem conchavo com Deputado a ou b e esse não é o nosso caso. Meu padrinho político em Santa Rita é o povo e o povo que vai dizer Nicola, o caminho é esse.

Quem vai me dizer quem vai ser o meu Vice é a população de Santa Rita, enquanto muitos tem padrinhos políticos, o meu padrinho é o povo de Santa Rita.

PROMESSAS

PP: Qual o principal projeto que o Senhor tem para a cidade de Santa Rita?

O nosso principal projeto é melhorar a qualidade de vida do nosso povo, principalmente daqueles que mais precisam da Prefeitura, que vão lá ser atendidos e que precisam que o atendimento seja bem feito e cordial.

Salários dignos para os Servidores Públicos, principalmente dentro de um compromisso assinado que nós firmamos com o Sindicato dos Servidores, de resgatar e de trazer tudo o que foi feito de mal pela gestão do quase ex-prefeito Emerson Panta, obviamente dentro da lei de responsabilidade fiscal.

Vamos manter sem perseguição nenhuma aqueles que são prestadores de serviço e comissionados, que podem ser apadrinhados de vereadores da situação, da oposição ou de quem quer que seja. Sendo de Santa Rita nós vamos manter todos, não vai haver caça bruxas com os servidores públicos de Santa Rita, muito pelo contrário são pais de famílias e mães de famílias que precisam desse emprego e que nós vamos garantir que eles vão estar empregados.

Diferente de muitos que se comprometem com Deputados e que vão lotear a Prefeitura, nós vamos fazer uma administração da população de Santa Rita.

PP: O que os moradores de Santa Rita podem esperar da sua possível gestão?

Essa aí é bem tranquilo, é trabalho, trabalho e mais trabalho. Minha atuação na luta pelo direito do cidadão comprova isso. Nós defendemos a população quando houve a intenção do gestor, de construir um cemitério às margens do rio Tibirizinho que abastece 80% da população santa-ritense e que ia ser contaminado com chorume de defunto. Conseguimos, na instalação da ANE, quando a água começou a ficar ruim, nós denunciamos a empresa e ela teve que fazer um termo de ajustamento de conduta que constatou que a água estava imprópria para consumo.

Nós defendemos o direito os servidores públicos, na questão do PCCR, quando pedi duas vezes o afastamento do Prefeito. Fiz a denúncia no Ministério Público, no CREA, nos bombeiros e no Tribunal de Contas do Estado, com relação ao pronto atendimento infantil, que ele intitula de hospital, que estava com rachaduras prestes a cair e o Prefeito, ia inaugurar a obra sem interesse algum de saber, se poderia haver um desmoronamento daquela obra e isso foi atestado pelo engenheiro da própria Secretaria de Saúde.

E centenas e centenas de trabalhos que se a gente for enumerar realmente são muito. Nós lutamos na questão da cobrança da ANE, com relação à taxa de esgoto e nós pedimos ao Ministério Público que tirasse a ANE, porque ela estava descumprindo o contrato e isso não é uma promessa nossa, como muitos estão prometendo tirar a ANE, nós já formalizamos, então é um compromisso que Nicola tem trabalhado. Nicola tem trabalho para mostrar e lógico que nós só vamos poder executar quando assumimos a prefeitura em 2025.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba