Encontro

Plataforma ODS RACIAL: Encontro entre pesquisadores da UFPB e Ministério da Igualdade Racial debaterá indicadores socioeconômicos

O evento é aberto a toda comunidade universitária e ao público em geral

Plataforma ODS RACIAL: Encontro entre pesquisadores da UFPB e Ministério da Igualdade Racial debaterá indicadores socioeconômicos

Na próxima segunda-feira (29), a partir das 9h, acontecerá na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) um encontro interinstitucional entre os pesquisadores do Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (LEMA) com representantes do Ministério da Igualdade Racial. O evento é aberto a toda comunidade universitária e ao público em geral. Estudantes que desejem certificados de participação deverão fazer suas inscrições através do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) até o dia 28 de abril.

O objetivo do encontro é discutir as bases de dados geradas pelo projeto Plataforma ODS RACIAL, uma iniciativa que visa obter informações sobre indicadores socioeconômicos segmentados por grupos raciais no Brasil para a Agenda 2030, um plano global da ONU inspirado nos princípios do desenvolvimento sustentável que tem como principal objetivo a erradicação da pobreza no mundo, e que, para alcançar essa ambiciosa meta, visa integrar ações dos governos, da sociedade civil, da iniciativa privada e de instituições de pesquisa espalhadas por todo o mundo.

A construção da plataforma foi uma iniciativa do Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (LEMA) da UFPB, vinculado ao curso de Ciência de Dados para Negócios, que conta com financiamento do Ministério da Igualdade Racial. Durante o evento, os pesquisadores do LEMA e os especialistas do Ministério discutirão o potencial uso das Bases de Dados e Indicadores Socioeconômicos no monitoramento da equidade no país, abordando áreas como saúde, bem-estar, representatividade, educação, emprego, renda, moradia, violência e segurança pública.

O professor Aléssio Tony, coordenador do projeto e docente do curso de Ciência de Dados para Negócios, considera que o encontro da próxima segunda oportunizará o aprendizado e o compartilhamento de conhecimentos entre a equipe de pesquisadores da UFPB e os especialistas do Ministério da Igualdade Racial. Trata-se, segundo ele, de uma contribuição para um país com mais igualdade de oportunidades e justiça social.