Avanço

Mulher com coração artificial recebe rim de porco em cirurgia inédita

A técnica do transplante de órgãos de animais para humanos ainda é experimental, mas é encarada como uma grande esperança

Imagem: reprodução/internet
Imagem: reprodução/internet

Uma mulher de 54 anos passou por uma cirurgia inédita e bastante complexa nos Estados Unidos. Lisa Pisano foi a segunda pessoa no mundo a receber um transplante de rim de porco e a primeira a passar pelo procedimento já tendo colocado uma bomba cardíaca no lugar do coração.

A paciente estava em estado terminal devido às insuficiências cardíaca e renal. As cirurgias foram realizadas pelos médicos do Langone Health, hospital da Universidade de Nova York. Ela recebeu o rim no dia 12 de abril, apenas oito dias depois de ter instalado a bomba cardíaca mecânica.

Antes, Lisa precisava passar por diálises rotineiras que ocupavam boa parte de sua semana e reduziam a expectativa de vida dela para “dias ou, no máximo, semanas”.

É a primeira vez que alguém com bomba cardíaca mecânica recebe um transplante de órgão. A técnica do transplante de órgãos de animais para humanos (xenotransplante) ainda é experimental, mas é encarada como uma grande esperança para reduzir as filas de espera de transplantes.

“É incrível considerar que as conquistas científicas que nos permitem salvar a vida de Lisa hoje não estavam disponíveis há pouquíssimo tempo, então este é um esforço de avanço da medicina que beneficia a todos”, afirmou o cirurgião

Robert Montgomery

Lisa já não era mais candidata ao transplante de coração e rim porque várias condições médicas crônicas reduziram significativamente a probabilidade de bons resultados.

A paciente tinha anticorpos que tornavam a busca de um rim humano altamente restritiva e poderia levar anos até achar alguém, mas havia um rim de porco editado geneticamente compatível disponível, o que permitiu a realização do procedimento.