Sertão

Operação mira suposta fraude no sistema prisional na PB; advogado é preso

Operação é realizada em conjunto pelo MPPB, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Administração Penitenciária.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ministério Público da Paraíba (MPPB), Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) deflagraram em conjunto na manhã desta quinta-feira (25) uma operação para combater suspeitas de fraudes no sistema prisional envolvendo agentes públicos. A informação é do jornalista Wallison Bezerra.

Um advogado, que ainda não teve sua identidade revelada, foi preso. Além disso, segundo a Polícia Civil, o diretor do Presídio de Cajazeiras está foragido.

As investigações apontam que estaria em prática um suposto esquema de corrupção e favorecimento ilícito no sistema prisional e judiciário na região de Cajazeiras, no Sertão paraibano. Uma organização criminosa estaria utilizando diversas formas para liberar detentos, entre eles membros de facções criminosas.

Entre práticas identificadas estão alegações de doenças sem embasamento ou com documentação falsa e remição de pena baseada em atividades educacionais e laborais supostamente realizadas pelos detentos, acelerando indevidamente a progressão de regime e obtenção de liberdade.

A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão em Cajazeiras, dois em São José de Piranhas e outros dois em Marizópolis.