Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Sabe aquela famosa frase: “O COMEÇO DO FIM”, que geralmente é usada em passagens bíblica e explicações de fatos e eventos que estão próximos ou a caminho de acontecer? Pois bem, anotem esta data: 18/04/2024. Esta é a data e o termo GALDINIANO simbólico para oficializar o INÍCIO DO FIM DO GOVERNO JOÃO AZEVEDO! Isso mesmo, o caro leitor pode até não acreditar, mas em virtude de vários fatos que tem acontecido na política paraibana nos últimos meses, chega-se à conclusão que o governador João Azevedo está perdendo o controle da sua base política e pasmem, ANTECIPANDO E MUITO O FINAL DE SEU GOVERNO.
O galdinista já fez parte de algumas gestões na Paraíba e sabe o quanto é RUIM e DOLOROSO os últimos 06 MESES de um governo, geralmente conhecido como FINAL DE GOVERNO. Imagine uma antecipação de final de governo cerca de 02 ANOS E 08 MESES do prazo final do mandatário estadual de plantão! É de não acreditar, porém, é isso que está acontecendo na Paraíba atualmente na gestão do governador João Azevedo. Para quem acredita na força do destino, tem uma profecia política que diz o seguinte: “JOÃO VAI PAGAR CARO PELO QUE FEZ COM O SEU CRIADOR RICARDO COUTINHO”! Tem outra profecia de caráter geral que diz: “QUEM FAZ AQUI, PAGA AQUI, MAS TUDO NO TEMPO DE DEUS”!
É minha gente tudo isso são profecias, que podem acontecer ou não, mas a história da humanidade tem demonstrado que as profecias SEMPRE ACONTECEM. O que tem chegado de informações aos ouvidos do galdinista sobre o que está acontecendo nos bastidores do governo João Azevedo II, não está gibi. Quando as queixas partem da oposição, são normais e fazem parte do jogo político, porém, quando as queixas, descontentamentos, desencontros, desconfianças, ameaças de rompimento, vazamento de reuniões e informações reservadas, etc, etc, etc, partem dos aliados e da própria base do governo, é preciso que o governante acenda a LUZ AMARELA e chame o feito à ordem o mais rápido possível, caso contrário, estará decretando SIM a ANTECIPAÇÃO DO FINAL DE SEU GOVERNO, repito, a exato 02 ANOS E 08 MESES do prazo final da sua gestão.
O galdinista preserva as suas fontes, porém, contra fatos não tem argumentos. Vamos a alguns fatos: 1º) como pode um governador reeleito em 2022, perder a eleição na capital do estado, sua cidade natal e sede do governo estadual? Pois bem, e João com o apoio do prefeito Cícero, foi derrotado na eleição estadual de 2022 pelo jovem campinense Pedro Cunha Lima em João Pessoa e pasmem, perdeu também em toda GRANDE João Pessoa e nas principais cidades do estado. Lembram? Pois bem, isso não foi um bom sinal! 2º) Como pode um governador está exonerando correligionários de deputados aliados em benefício de outros aliados. Com a palavra o deputado Júnior Araújo, que é da base do governo. Que base é essa minha gente? Indubitavelmente, essa equação vai explodir depois de 2024.
3º) Como pode uma deputada da base governamental, a Dra. Paula, dizer em alto e bom som que o governador fez uma reunião na Granja Santana e disse aos presentes que iria deixar o governo para se candidatar a senador em 2026. E mesmo pedindo as devidas reservas, a deputada Dra. Paula vazou a informação e deixou o governador numa sinuca de bico, uma vez que o governador tem dito publicamente que 2026, só será discutido em 2026, ou seja, o governador diz uma coisa internamente e outra externamente. Então, fica a dúvida, as incertezas dentro da sua própria base política e isso só desgasta o governo e antecipa o seu final.
4º) Como pode um deputado da base e do partido do governador, Felipe Leitão, vir a público e orientar o governador João a não ser candidato a senador em 2026, uma vez que segundo o deputado Felipe, a maioria da base governista não confia no GRUPO RIBEIRO, com isso, não aceitariam que o jovem Lucas Ribeiro assumisse em definitivo o governo do estado e fosse candidato a sua própria reeleição. Já pensou?
5º) Se tem realmente um acordo do governador com o GRUPO RIBEIRO para 2026, então, por que a senadora Daniella Ribeiro, irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e mãe do vice-governador Lucas Ribeiro, veio a público e reafirmou categoricamente que será candidatíssima a sua reeleição para o Senado Federal em 2026. Para um bom entendedor a decisão da senadora em declarar que vai sim para sua reeleição, é um SINAL claro que o GRUPO RIBEIRO não está mais contando com a saída do governador em 2026. E não foi à toa que o deputado Felipe Leitão, também disse que ao declarar que será candidata a sua própria reeleição, foi a própria senadora Daniella que QUEBROU O ACORDO COM O GOVERNADOR!
E o galdinista pergunta: E tem algum acordo entre o governador e o GRUPO RIBEIRO para 2026? E a senadora iria atrapalhar a ida de seu filho para assumir o governo do estado e ser candidato à sua própria reeleição? Qual a mãe que não renunciaria a tudo para ver o seu pupilo governador? O fato é que essa história toda está muito mal contada e bastante tumultuada. Na verdade, o que existe de concreto é que o GRUPO RIBEIRO, também não está mais acreditando que o governador João saia do governo em 2026, por isso, a senadora já declarou que será candidata à sua reeleição em 2026, inclusive, já está trabalhando nesse sentido antes que seja tarde demais!
6º) Como pode o deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia, aliado de 1ª hora do governador e responsável pela sustentação política do governo João perante o Poder Legislativo, vir a público e dizer que se o governador João deixar o governo nas mãos do GRUPO RIBEIRO, perderá a sua eleição para o Senado Federal. Adriano também já disse que o governador João não tem dado gestos de reconhecimento do seu trabalho perante a sustentação política do seu governo na ALPB. E como não bastasse, Adriano que não tem papas na língua, disse também que o seu partido o REPUBLICANOS, estará na chapa majoritária de 2026, seja no governo ou na oposição! Adriano também disse que Cícero Lucena anda dizendo por aí que quer ser candidato a governador em 2026 com o apoio de João Azevedo. Hummm, tem boi na linha e o boi é GRANDE!
É minha gente, diante de tudo isso e de outros fatos que não posso falar, o governador João Azevedo realmente está perdendo as rédeas de sua gestão e antecipando e muito o final de seu governo. Se em abril de 2024 os seus aliados já estão dizendo tudo isso, imagine após as eleições municipais o que não vai acontecer! Será que os eleitores de João Pessoa vão querer reeleger Cícero para apenas 2 anos de mandato, uma vez que ele já pensa em ser candidato a governador em 2026? Hummm, essa equação também não vai dar certo!
Caro governador João Azevedo, tenha coragem e venha a público urgentemente dizer a verdade se SAIRÁ ou NÃO DO GOVERNO em 2026, pois, além das reclamações gerais e descontentamentos de seus próprios aliados, o clima dentro de sua gestão é de total desconforto e desconfiança de todos para com todos. Veja o caso do secretário da Educação, que mesmo contra a vontade de quem os indicou, continua na gestão e cantando de galo. Governador, o senhor precisa se definir e chamar o feito à ordem, caso contrário, vai começar a perder aliados e antecipar o final de seu governo de maneira nunca visto em nosso estado. Às vezes João, eu penso que você já definiu que ficará no governo até o final de seu mandato e que depois abandonará a política. Será isso mesmo governador? Eu sei que seus assessores não o dizem, mas saiba que já estão dizendo por aí o seguinte: “se João fez o que fez com Ricardo, imagine com os outros”!
João, João, o seu governo já fez água no barco, por isso, é preciso tapar o vazamento o mais rápido possível, caso contrário, o vazamento vai aumentar e o barco afundará a uma distância de 02 anos e 08 meses de dezembro de 2026. Depois não diga que o galdinista não avisou. Sabe João, nem tudo está perdido e com exceção da morte, para tudo tem uma solução. Como jornalista escrevo o que sinto e o que vejo e como advogado e analista político cobro consultas, porém, hoje vou lhe oferecer uma consulta política grátis: “João, se ainda pensa em seguir na política, fique no governo e apoie Adriano Galdino para governador, mantendo Lucas Ribeiro, como vice-governador na chapa para 2026. Esse é o caminho menos tortuoso, mas decida isso logo e torne público, só assim, acalentará os ânimos e evitará a antecipação precoce e traumática do final de seu próprio governo”. Se assim não fizer governador, REPUBLICANOS, PP, PSD e outros partidos estarão na oposição em 2026. Outra coisa João, NÃO MEIXA COM GERVAZINHO, DEIXE-O NO COMANDO DO PSB… será melhor assim. Depois não diga que não avisei. Em tempo: se precisar de nova consulta política João, essa o galdinista vai cobrar particular. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!