Opinião

GALDINIANA: É verdade que João quer Romero para 2024 e 2026? Hummm! – Por Rui Galdino

GALDINIANA: É verdade que João quer Romero para 2024 e 2026? Hummm! – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Eu já havia dito que não iria mais comentar sobre a possibilidade do deputado federal Romero Rodrigues(PODEMOS) ser candidato ou não a prefeito de Campina Grande. Até por que não acredito que o “mago” da Rainha da Borborema tenha disposição política para romper com o grupo Cunha Lima e com isso, passar a fazer parte do grupo político do governador João Azevedo(PSB), uma vez que o grupo Cunha Lima são opositores ferrenhos do governo estadual e que Romero faz parte desse agrupamento desde criancinha e foi lá onde fez  toda sua carreira política até o momento.

No entanto, no sentido de atualizar os nossos caros leitores com relação à política paraibana, estamos voltando ao assunto, uma vez que várias informações estão chegando ao galdinista, apontando na direção de um rompimento político entre o deputado federal Romero Rodrigues e o prefeito Bruno Cunha Lima, que será oficializado em breve e com as bênçãos do governador João Azevedo. Já pensou? Assim sendo, Romero será mesmo candidato a prefeito da Rainha da Borborema esse ano e deverá anunciar sua decisão na 1ª quinzena do próximo mês de julho.  

Na verdade, a decisão de Romero em ser candidato já foi tomada e ele já confidenciou para algumas pessoas mais próximas. A tática política é continuar em silêncio, gerando especulações, notícias na mídia, “sangrando” lentamente a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima sem maiores esforços e deixando Bruno e seus aliados sempre nas cordas. Não é à toa que o senador Veneziano Vital do Rêgo(MDB), ex-adversário ferrenho dos Cunha Lima, hoje recém aliados, tem demonstrado publicamente a sua preocupação com os fatos e já começa a cobrar do prefeito Bruno, uma posição rápida com relação ao comportamento de Romero, pois, os constrangimentos políticos tem sido grande e precisam ser resolvidos o mais rápido possível, segundo o senador Veneziano.

O galdinista tem perguntado a muitos interlocutores os porquês de tudo isso? Então, eis que surge um passarinho surpresa e amigo íntimo de Romero que pediu reservas e me confidenciou os seguintes fatos: 1º) “Rui, desde a adesão do senador Veneziano ao grupo Cunha Lima, por ocasião do 2º turno da campanha para governador, que Romero colocou o pé no freio e não conseguiu digerir tal adesão até hoje, uma vez que Romero não tolera Vené e nem perdoa as ofensas políticas de um passado recente. Romero e Vené são como água e óleo, não tem como juntar”. Hummmm!!!

2º fato) “Outra coisa Rui, Bruno nunca foi 100% Cunha Lima e sempre quis ser o líder político do grupo, que mesmo sem mandato, continua sendo o ex-governador Cássio. Na verdade Bruno só escutava o seu avô Ivandro e apenas a ele rendia homenagens”. Hummm!!!

3º fato) “Se você não sabe Rui, o governador João Azevedo também não tolera Vené e vai fazer de tudo para derrota-lo em 2026. Assim sendo, todos sabem que se Bruno for reeleito, vai ser uma grande força política apoiando a reeleição de Veneziano, fato esse que nem Romero e nem o governador querem que aconteça. Então, nesse sentido Romero e João estão unidos naturalmente com o mesmo propósito”. Hummm!!!

4º fato) “Além disso Rui, o sonho de Romero é ser governador da Paraíba e ele já sabe que seu momento será em 2026. Para isso, vai precisar do apoio de João Azevedo. Por outro lado, João já sabe que só Romero tem condições de derrotar Bruno em 2024 e enfraquecer os planos da oposição para 2026. Então, Romero está sendo a peça chave nesse jogo de xadrez”. Hummm!!!

5º fato) “Poucos sabem Rui, mais interlocutores de João e Romero tem conversado muito nos últimos tempos e estão alinhando tudo em silêncio visando as eleições de 2024 e 2026. O acordo é para Romero ser candidato a prefeito em 2024, com um vice-prefeito ligado ao grupo do governador João em Campina, provavelmente, o deputado Inácio Falcão. Assim sendo, Romero e João derrotam Bruno e companhia limitada em 2024 e com isso, Romero será o candidato a governador de João Azevedo para 2026. Mas Romero já disse aos interlocutores do governador que só aceita os desafios de 2024 e 2026 se João garantir que fica no governo e o apoie para governador em 2026”.   Hummmm!!! Será que Romero está mesmo com essa bola toda???

Entenderam caros leitores. Será tudo isso verdade mesmo? Então, pelas informações chegadas ao galdinista, Romero e João estão mais unidos do que muita gente pensa. Com isso, o governador João terá que garantir a Romero que vai ficar no governo e assim sendo, vai indicar o vice de Romero em 2024 e o vice de Romero em 2026.  Mas tem DOIS PORÉNS nessa peleja: 1º) É que se o prefeito Cícero(PP), que também tem o apoio do governador, for reeleito prefeito da capital paraibana, vai querer ser candidato a governador em 2026 e com o apoio de João. 2º) O presidente da Assembleia Legislativa deputado Adriano Galdino(REPUBLICANOS), aliado de 1ª hora e que tem dado sustentação política e tranquilidade ao governo de João na ALPB, também espera o apoio de João para ser candidato a governador. E digo mais: “Não brinquem com Adriano, pois, com João ou sem João, é fortíssimo candidato a governador em 2026”!!!

Na verdade, é bom lembrar que onde há fumaça, há fogo! O fato é que João está trabalhando pesado para eleger o maior número de prefeitos em 2024, com foco especial para a reeleição de Cícero e a eleição de Romero. Mas já imaginou se o tiro sair pela culatra e Ruy Carneiro(PODEMOS) for eleito em João Pessoa e Bruno Cunha Lima(UB) for reeleito em Campina Grande? Não brinquem com o poder de fogo do senador Efraim Filho(UB), pois o homi já demonstrou que o seu foguete é bom de guerra!!! Com Romero ou sem Romero no jogo, com João ficando ou não no governo, o galdinista prevê que teremos muitas surpresas nas eleições de 2024 e que após 2024, o governador João vai ter problemas com o seu próprio partido o PSB, bem como com os partidos PP, PSD e REPUBLICANOS e que tais problemas vão se agravar em 2026, provocando rompimentos políticos extraordinários, aliás, pensando bem, tais problemas já começaram e muitos estão se fazendo de desentendidos. Será que só o galdinista está ouvindo e vendo o que muitos estão dando ouvido de mercador e sem querer enxergar a realidade dos fatos? Hummm, vamos aguardar os acontecimentos… Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!