O deputado federal Wilson Filho (PMDB) comemorou a aprovação na noite desta terça-feira (3), por unanimidade, da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 349/01, que acaba com o voto secreto em todas as votações no Congresso Nacional. Foram 452 votos a favor da PEC.
“A PEC tem o meu total apoio. Sou contra e votei para acabar com o voto secreto. O eleitor merece saber como estamos votando no Congresso Nacional. No meu entendimento, voto secreto tem que ser apenas do eleitor para manter a lisura no processo eleitoral”, disse Wilson Filho.
A PEC já foi aprovada em primeiro turno pelo plenário da Câmara em 2006. Como foi aprovada em segundo turno, a matéria será analisada ainda pelo Senado, também em dois turnos. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que conversará com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que o texto seja analisado o mais rápido possível.
A sessão extraordinária desta terça-feira ocorreu após a Câmara, durante votação na semana passada, preservar o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO) – preso desde junho após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 13 anos de prisão por peculato