Esta semana, a Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, iniciou a oficina de fabricação de vassouras com garrafas PET no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ministrada pela artesã Ery Lucena.
Durante os primeiros dias de oficina, os participantes puderam conhecer cada etapa do processo, desde a seleção e preparação dos materiais até a montagem final das vassouras. O Centro POP desempenha um papel vital na vida daqueles em situação de vulnerabilidade social, oferecendo recursos básicos, um ambiente acolhedor e educativo para desenvolver habilidades e construir autoconfiança.
Além de fornecer uma alternativa sustentável para o descarte de garrafas PET, a oficina de fabricação de vassouras representa uma oportunidade de gerar renda para os participantes. Com as habilidades que serão adquiridas, muitos poderão ter a capacidade de produzir e vender suas próprias vassouras, criando um ciclo de autossuficiência e independência. Através das vassouras sustentáveis, eles se tornam empreendedores capazes de sustentar suas famílias e contribuir para o desenvolvimento do município.
Durante toda a aula, a colaboração de todos os participantes foi fundamental, fortalecendo o ambiente de aprendizado e cooperação no Centro POP.
Assessoria