Governo e UFPB assinam termo para aproximar educação pública

CONV-ESTADO-DA-PARAIBA-UFPB-28

O governador Ricardo Coutinho e a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, assinaram um Termo de Cooperação Técnica, Científica e Pedagógica para execução do Programa de Melhoria da Educação do Ensino Básico (Promeb), em solenidade realizada às 11h, no auditório da Reitoria da UFPB, em João Pessoa. A parceria vai beneficiar inicialmente, nesse projeto piloto, 19.398 alunos matriculados nas 65 escolas de ensino médio regular da rede estadual que funcionam em João Pessoa.

Um total de 460 universitários de cursos de Licenciatura vão atuar como monitores e receberão uma bolsa de estagiário. Nesse programa o Governo do Estado investe cerca de R$ 1,7 milhão. O convênio objetiva contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede estadual da Paraíba, promovendo a aproximação entre professores de cursos de licenciaturas da universidade e professores das escolas públicas, a partir da definição de metas pedagógicas que favoreçam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem para os alunos das escolas públicas e que proporcionem aos estudantes universitários dos cursos de Licenciatura e prática pedagógica desenvolvida em seu futuro ambiente de trabalho.

O governador Ricardo Coutinho destacou a importância do convênio com a universidade: “Essa integração universidade e sociedade é essencial para todos: para a rede estadual e para a UFPB e seus estudantes. Nós estamos juntando coisas que se convergem. Esse programa vem acrescentar muito para nossos professores e para os estagiários”.

Ricardo adiantou que o programa que atuará nas escolas estaduais localizadas em João Pessoa em seguida será levado a escolas de outras regiões do Estado dentro da mesma parceria. “Essa é uma caminhada importante e o que quero como gestor é construir as melhores condições possíveis para o ensino público estadual”, enfatizou.

O governador avalia que o programa integra as ações de busca permanente pela qualificação da educação básica: “Esse mesmo modelo eu tive a oportunidade de fazer quando era prefeito da capital. Os alunos graduandos poderão adquirir experiência de sala de aula e ao mesmo tempo contribuir com algo mais atualizado na lógica da matemática, das ciências e das linguagens”, observou.