No Pensando a Paraíba, Vital anuncia recuperação total da Barragem do Açude Engenheiro Ávidos

foto

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciou neste final de semana em Cajazeiras, durante a realização do ciclo de debates Pensando a Paraíba, promovido pelo PMDB paraibano e Fundação Ulysses Guimarães – FUG na Paraíba, a total recuperação da barragem do Açude Engenheiro Ávidos. O anúncio foi feito no auditório do evento e durante as entrevistas concedidas à imprensa do Sertão.

“Aproveito para trazer uma boa notícia para Cajazeiras. É a recuperação total do açude, da barragem que é a marca de Cajazeiras, a barragem de Engenheiro Ávidos”, disse Vital, que no senado Federal preside a comissão que fiscaliza as obras da transposição de águas do Rio São Francisco, detalhando de que forma ocorrerá a recuperação.

Ele lembrou que na próxima semana será concluído o último passo para que o Ministério da Integração faça a licitação e, posteriormente, a ordem de serviço para a conclusão da Meta 3L, que compreende as obras de transposição de águas do São Francisco na Paraíba. “Mas, outras obras complementares à transposição precisam acontecer, em barragens que vão receber água da transposição”, lembrou Vital.

Segundo ele, na Paraíba a principal barragem que receberá águas da transposição é a de Engenheiro Ávidos. “Porém, nós sabemos que ela está perigosamente ameaçada”, disse Vital, que vem debatendo esta preocupação no Ministério da Integração Nacional e no Dnocs desde o ano de 2011.

“Encaminhamos ao Senhor Ministro da Integração Fernando Bezerra e ao Dnocs, projeto para a recuperação da parede e hoje recebi do Ministro que as obras contemplarão não apenas a recuperação da parede, mas a mudança de todas as máquinas eletro-hidráulico-mecânicas e também uma nova manta de impermeabilização, a montante do açude, ou seja, na área que bate com a água”.

Vital disse aos presentes que todas estas ações são objeto de uma exclusiva e única licitação, que envolve recursos de R$ 23 milhões para que a barragem seja completamente recuperada. “Na primeira quinzena de setembro, segundo palavras do Coordenador do Dnocs na Paraíba, Solon Diniz, a recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos vai sair do papel e vai ser uma realidade”, finalizou Vital.