A fiscalização do povo

Aline Lins

Hoje em dia está bem difícil ocupar um cargo eletivo para o qual se foi democraticamente eleito e administrar ou conduzir um mandato, uma cidade, fora dos princípios da probidade, legalidade e transparência. A sociedade não aceita mais os velhos parâmetros de gestão utilizados por aqueles políticos que agora estão sendo flagrados em práticas retrógradas e ilegais. Órgãos de controle e de fiscalização são o menor dos problemas desses agentes políticos. A vigilância mais acurada da população, cada vez mais esclarecida e conscientizada de sua cidadania, é na verdade a ‘pedra no sapato’ dos maus gestores. Que os resultados da Meta 18 do CNJ sirvam apenas de exemplo, porque fora dessa meta há um sem número de outras ações contra improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.

Por fora das leis
O prefeito Reginaldo Pereira foi denunciado pelo Ministério Público pelo que poderia se ver como uma sequência de trapalhadas. Contratou um batalhão de servidores, sem previsão legal, para vagas inexistentes. Para legalizar as contratações, editou posteriormente medida provisória. Não sendo esta, todavia, prevista na Lei Orgânica Municipal.

Salários
O Tribunal de Contas do Estado está um ‘Deus nos acuda’ com a diretoria quase toda voltada para o diálogo com os servidores, reivindicando reajuste salarial. O percentual que sair da negociação, naturalmente, integrará as planilhas para o orçamento de 2014.

Regulamentação
A PEC 55/A, de 2011, foi objeto de debate, ontem, em seminário promovido pela Câmara dos Deputados, na ALPB. A matéria disciplina a carreira dos servidores responsáveis pelo policiamento de trânsito, em âmbito municipal. A convocação para o seminário foi do deputado federal Efraim Filho (DEM).
‘Conta-gotas’
O governo do Estado da Paraíba, que contingenciou R$ 500 milhões das verbas de custeio no início deste ano, já não tem mais tudo isso contingenciado. A ‘conta-gotas’, o Estado tem que ir liberando dinheiro.

Transposição

Antes da reunião da Sudene, em Maceió (Alagoas), o governador Ricardo Coutinho acertou com o ministro da Integração Nacional, Fernado Bezerra, sua visita à Paraíba na segunda-feira (26), quando assinará ordem de serviço para início das obras da meta 3 leste da transposição do Rio São Francisco, às 15h30, em Monteiro.

Fórum em Monteiro
Aliás, Monteiro vai ganhar um Fórum Eleitoral. O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti, já assinou a escritura de doação do terreno para a construção do prédio. Será construído o cartório da 29ª Zona Eleitoral.