Ajuda às prefeituras

Aline Lins

Dos R$ 3 bilhões anunciados pela presidente Dilma Rousseff a título de ajuda financeira para as prefeituras brasileiras, fruto da 16ª Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília, no dia 10 de julho, ainda não foi liberado um único tostão. O reforço de caixa para as prefeituras é uma forma de compensar a queda na arrecadação que as administrações municipais enfrentam com as medidas de desoneração e incentivar a melhoria da qualidade dos serviços públicos dos municípios. Do total, R$ 97 milhões serão destinados aos cofres das 223 cidades da Paraíba em duas parcelas. A primeira, prevista para ter saído em 15 de agosto, agora está adiada para 15 de setembro. Já a segunda parcela, só em abril de 2014. Os recursos serão rateados entre as cidades, de acordo com os coeficientes individuais definidos no FPM.

Revista do Foro
O Tribunal de Justiça da Paraíba lança, hoje, às 17h, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, a Revista do Foro, que chega a sua 131ª edição. O desembargador Arnóbio Alves Teodósio fará a apresentação do periódico, que é semestral, e, em seguida, a presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezera Cavalcanti, fará seu discurso.

Transição
Com a mudança de comando na chefia da Procuradoria Geral de Justiça, o Ministério Público Estadual decidiu criar uma comissão de transição, que vai fazer o levantamento das informações e passar para o novo chefe do órgão, Bertrand Asfora.

Viva o Centro
Até o mês de setembro, o prefeito Luciano Cartaxo encaminhará à Câmara Municipal de João Pessoa uma mensagem com um projeto do Executivo dispondo sobre benefícios para os empresários investirem no Centro Histórico da capital, em áreas como comércio, serviços e habitação.

Desperdício na AL
Na sessão de ontem na ALPB, os deputados discutiram projeto do deputado Anísio Maia (PT), que solicita a criação de medidas de combate ao desperdício de água potável. Faltou quórum para votar a matéria.

Ressocialização

Apesar de estarem em campos opostos na esfera política, o governador Ricardo Coutinho e a ex-reitora da UEPB e atual secretária de Cultura de CG, Marlene Alves, estiveram ontem presentes na inauguração do Campus Avançado Dom José Maria Pires da UEPB no Presídio do Serrotão, primeiro campus universitário instalado dentro de uma unidade prisional do país. Idealizadora, Marlene foi homenageada pelo decisivo envolvimento no projeto de construção do Campus Avançado, obra humanitária vocacionada a garantir o desígnio de ressocialização dos apenados. Ricardo disse que tem a ideia de aproveitar a ação da UEPB para dotar outros presídios de espaços semelhantes.