Em busca de acordo sobre vetos, Dilma recebe Renan

foto

A presidente Dilma Rousseff está nesta manhã de sexta-feira trabalhando na residência oficial, o Palácio da Alvorada. Ela recebe o ex-ministro de Comunicação Social do governo Lula Franklin Martins, além dos ministros Mercadante (Educação), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento e Indústria). Não foi divulgada a pauta da reunião de Dilma com os ministros.

Mais tarde, a presidente vai para o Palácio do Planalto, onde receberá o presidente do Senado, Renan Calheiros. Na reunião, eles vão discutir a votação dos vetos presidenciais, que Renan colocou na pauta do Congresso da próxima semana.

O assunto preocupa o governo. Depois de perder a luta no orçamento impositivo e empatar na apreciação do projeto que destina royalties do petróleo para Educação e Saúde na Câmara, a presidente se prepara para enfrentar a próxima batalha da votação dos vetos presidenciais. A sessão conjunta está marcada para terça-feira.

Estão incluídos nesses vetos o polêmico veto total da presidente ao projeto que acaba com a cobrança do adicional de 10% do FGTS nas demissões sem justa causa. Caso o veto seja derrubado, o fim da cobrança irá retirar dos cofres públicos cerca de R$ 3 bilhões por ano.

Ao todo, na sessão do próximo dia 20, deputados e senadores analisarão seis propostas com 128 dispositivos vetados. De 1º de julho até agora, 11 projetos aprovados pelo Congresso foram vetados pela presidente Dilma, alguns totalmente e outros parcialmente.

O Globo