O ‘Judiciário no Século 21’ foi tema da palestra proferida pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra, na segunda noite de atividades da 34ª Semana do Advogado. O evento é promovido pela Associação dos Advogados de Campina Grande, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).
Segundo a magistrada, a sociedade brasileira clama cada vez mais por um sistema judiciário transparente e ético. Nesse sentido, de acordo com a desembargadora, o Judiciário brasileiro precisa investir vigorosamente em sua modernização. “Não podemos mais admitir processos físicos. Vários estados têm conseguido vencer essa batalha. A Justiça Comum tem mais dificuldade, porque é mais antiga e não temos orçamento suficiente para digitalizar e tornar virtuais todos os nossos processos, mas essa é nossa meta e estamos trabalhando para isso”, frisou.
Para Fátima Bezerra, a Justiça brasileira também precisa entrar no campo da transparência total e os juízes serem mais atuantes em projetos sociais. “Hoje, o juiz não pode viver só trancado em seu gabinete. Ele é da sociedade, é aquele que caminha ao lado do povo”, destacou.
A Semana do Advogado tem continuidade na noite de hoje com o debate do tema “A advocacia na Constituição Brasileira de 1988”, a ser ministrada por Paulo Lopo Saraiva, pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra. O evento se encerra amanhã.