Com os projetos embaixo do braço

Aline Lins

O prefeito Luciano Cartaxo viaja a Brasília esta semana, possivelmente terça-feira, para se reunir com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e discutir os novos recursos anunciados para mobilidade urbana. Ele disse que a presidente Dilma Rousseff deve definir os percentuais de recursos para cada capital brasileira em função dos projetos apresentados e dimensão da cidade. De acordo com o petista, a prefeitura já tem em mãos alguns projetos preliminares, contemplando principalmente vias que interligam bairros, para melhorar a mobilidade no município, além da padronização de calçadas com enfoque na acessibilidade. O volume de recursos estimado para os projetos será fechado pelo prefeito até amanhã. Dos R$ 50 bilhões anunciados pelo governo federal para a área, R$ 8 bi já foram prometidos para São Paulo.
Intimidação
O deputado Raniery Paulino (PMDB) denunciou esta semana algo extremamente grave: disse estar sendo intimidado por deputados da situação para “esquecer o Jampa Digital”. O deputado disse ainda que foi procurado por um jornalista que o informou sobre um suposto levantamento de um dossiê a seu respeito a pedido do Palácio da Redenção.
Ver para crer
Já há especulações em torno de uma reforma política no governo do Estado em que sairiam os pretensos candidatos às eleições de 2014, como as secretárias Estela Bezerra, Aracilba Rocha, o secretário Ricardo Barbosa e Edvaldo Rosas. Só vendo.

Mobilização
O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Bayeux (Sintramb) se reúnem em assembleia no dia 14, às 15h, para discutir uma suposta perseguição sofrida por prestadores de serviço por parte da prefeitura e deliberar sobre a possibilidade de cruzar os braços em protesto.
Interpoderes
O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, está articulando a primeira reunião interpoderes do Estado para tratar, entre outros assuntos, da proposta orçamentária para 2014 e do aumento padronizado do duodécimo para os poderes. Ele informou que já conversou informalmente com os presidentes do TCE, Fábio Nogueira, do TJPB, Fátima Bezerra, e da ALPB, deputado Ricardo Marcelo.


Pedido de socorro

O trancamento da pauta na Assembleia da PB, pelas recorrentes faltas de quórum frustrando a deliberação de vetos do governo, já está tirando do sério o líder do governo, Hervázio Bezerra, e com razão. Ele chegou a cobrar reunião do colegiado de líderes para que seja cumprido o Regimento e afirmou que o presidente Ricardo Marcelo tem que “chamar o feito à ordem”. A AL devia seguir o exemplo da Câmara de JP e começar a cortar o ponto.
Interpoderes II
Embora ainda não tenha data certa, é provável que a reunião aconteça antes do final de setembro, quando o Executivo terá que encaminhar à AL o orçamento de 2014 (LOA). O secretário de Planejamento Gustavo Nogueira informou que de 12 a 16 de agosto, a sua secretaria faz o treinamento quantitativo das equipes que vão trabalhar com a ferramenta de elaboração do orçamento.