Toinho do Sopão cobra ação do MPPB nas eleições do sindicato dos comercários

foto

O deputado estadual, Toinho do Sopão, (PEN) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALPB), nesta quinta-feira (1º), para cobrar do Sindicato dos Empregados no Comércio de João Pessoa (Sinecom-JP), transparência no processo eleitoral da categoria e, informar que irá acionar o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para garantir clareza no pleito. Na oportunidade, ele parabenizou o Projeto de Lei do senador Cássio Cunha Lima que impede o nepotismo e a perpetuação de diretores à frente de representações sindicais.

Segundo o parlamentar, a atual direção sindical, além de acabar com serviços essenciais que facilitavam a vida do trabalhador, esconde informações básicas não repassando sequer identificação de nomes e respectivas empresas dos integrantes da chapa formada para concorrer ao pleito. Fato que compromete a lisura do processo eleitoral dos comerciários.

“A presidência do Sindicato dos Comerciários está a cerca de 20 anos no poder, querendo chegar a 28 anos. Quero falar para mais de 20 mil comerciários só da grande João Pessoa, categoria que vem sendo menosprezada pelo seu sindicato que só luta por interesse próprio e esquece dos trabalhadores”, declarou o parlamentar em plenário.

O deputado foi procurado recentemente por trabalhadores do comércio, que não concordam com a falta de compromisso do Sinecom-JP, para solicitar ajuda do parlamentar no sentido de montar uma chapa para concorrer às eleições do Sindicato dos Comerciários que acontecem no próximo dia 05 de setembro. Segundo Toinho, a dificuldade para se compor a chapa é imensa.

“Estamos montando uma chapa que tem que ser com 28 pessoas e, se pede tantos dados… Até parece que vamos disputar a Presidência da República. Inclusive o edital somos nós quem temos que correr atrás. Essa eleição tem que ser transparente, os nomes da chapa de situação devem ser divulgados para que possamos verificar se é um comerciário mesmo. Tenham certeza que iremos acionar o Ministério Público, para que haja respeito com esses mais de 20 mil comerciários que perderam tantos benefícios”, finalizou Toinho do Sopão.

Durante o pronunciamento, o deputado Trocolli Júnior pediu um aparte e parabenizou Toinho do Sopão pela defesa da categoria. “Deputado, seu pronunciamento demonstra o compromisso que vossa excelência tem com as categorias que o senhor representa aqui, por isso é o campeão de votos da Paraíba e de João Pessoa”, enfatizou Trocolli.