O homem que nunca saiu

foto

Marcos Tavares

Nossa presidente búlgara – a Dilma – afirmou em alto e bom som que Lula não voltaria, pois Lula nunca saiu. Era uma verdade que a maioria dos brasileiros já suspeitava, mas que ganha nova conotação ao ser ouvida da boca da presidente a quem caberia, ao menos constitucionalmente, gerir o país. Mas, Dilma era apenas a laranja de Lula como ela própria confessa e em assim sendo acabam-se as esperanças do PT, pois se era Lula quem governava e deu no que deu, nem Lula resolve nas próximas eleições.

Dilma, a ilustre desconhecida da política nacional, foi tirada do bolso do colete de Lula justamente por ser obediente, ordeira e temperamental. Era o gerente que Lula precisava para tomar conta do seu latifúndio político enquanto ele descansava da dura labuta de um operário em construção. Dilma então confirma que Lula nunca saiu, e, se não saiu no governo dela, não deve ter saído durante sua gestão, nem do mensalão, nem dos escândalos de Rosemary nem de tantos outros que enlamearam o país.

Quer dizer que quando a gente aplaudia Dilma por afastar do governo algum quadrilheiro era na realidade Lula quem afastava. Quando a gente tinha bronca porque outros quadrilheiros – mais famosos – permaneciam aboletados no poder, não era a vontade de Dilma, era a de Lula. Quando a gente vaiava Dilma nos estádios milionários vaiava na realidade Lula. Se eles são indissociáveis, como diz Dona Dilma, Lula deve estar também andando mal nas pesquisas, pois dessas ele também não saiu.
Nomes

Se Ricardo e Aguinaldo pensaram que iriam passar ao largo do caso ‘Jampa Digital’, erraram. O Ministério Público deve enviar denúncia contra os dois ao STF, onde eles têm foro privilegiado.
Documentos mostram claramente dinheiro saindo da conta de empresas fantasmas para pagar trabalhadores da campanha por mais que Duda Mendonça cante inocência.
Para complicar tudo, a Câmara Municipal quer tomar para si a CPI do ‘Jampa’ já que envolve assuntos da cidade e verbas municipais. Tudo indica que vem mais vírus por aí.
Dois
Dificilmente uma reforma política, seja ela qual for, tem o dom de impedir o ‘Caixa Dois’ comuns na maioria das campanhas.
É dinheiro que entra e sai ilegalmente e normalmente provém de desvios dos cofres públicos.
Como não existe registro nem contabilidade, esse dinheiro fica difícil de ser rastreado e é praticamente impossível de ser detectado sem uma denúncia.
Pleno B

A deputada Daniella Ribeiro apega-se a um plano B que seria sua própria candidatura ao governo.
Isso para prevenir um vendaval que venha a levar Aguinaldo na onda do ‘Jampa’.
Negritude
Sempre festeira, nossa prefeitura promete o grupo Cidade Negra para alegrar a Festa das Neves.
Negra mesmo está a situação de algumas vias da capital depois das chuvas.

Machucados
Os principais candidatos ao Senado já saem machucados antes mesmo da campanha começar.
Rômulo tem o ‘Jampa’ na sua conta. Cícero continua com a Confraria e Santiago deve explicações à Receita Federal.

Solitário
A própria turma de Veneziano Vital está desertando de sua candidatura.
Gente que foi de sua intimidade durante sua gestão corre em busca de outros portos mais seguros.

Silêncio
Independente de malversação ou não, queremos – e eu também quero – saber como anda o tal ‘Jampa Digital’.
Não conheço uma alma que tenha conseguido acessar o sistema.

Saudades
Deixa saudades a simplicidade, clareza e objetividade de Francisco.
Tomara que seu exemplo seja seguido.
Frases…

Curando – Quando você descobre que a doença não tem cura, ela fica mais tolerável.
Prisioneiros – Todo mundo carrega sua chave e sua prisão.
Divisão – Se todos dividirmos a culpa, o pecado fica menor.