O papel de imbecil

Aline Lins

O MPF, por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, mandou ontem petição ao TRF 5 solicitando que o inquérito da PF sobre o ‘Jampa Digital’ seja encaminhado ao STF. Para o procurador regional da República, Domingos Sávio Tenório de Amorim, candidato a eleição não tem o papel apenas de pedir votos. Nas palavras do procurador, “não dá para imaginar que o candidato não tenha noção de onde vêm os recursos para sua campanha, mesmo porque ninguém se aventura em uma candidatura dessa natureza sem que tenha um respaldo financeiro certo”. E mais: “O máximo que junto a ele (o candidato) se exerce é uma função de assessoria. Não há dúvidas de que controlam, ainda que algumas vezes queiram passar a ideia de que cometeram atos compatíveis com alguém que pode ser adjetivado de imbecil”.
Praxe da sindicância
O secretário executivo da Casa Civil do Estado, Lúcio Flávio, ainda não tem previsão da data para conclusão da sindicância aberta por ele em maio deste ano para investigar as irregularidades apontadas pelo TCE nos gastos excessivos da Granja Santana. Mas disse que passa a ser praxe do governo do Estado abrir essas investigações.
Atrasos
Os servidores da Prefeitura de CG denunciam que a gestão não tem cumprido suas obrigações no que diz respeito ao cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos trabalhadores da Educação e nem pago as progressões dos funcionários.


Sem progressão

A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), que acionou seu departamento jurídico para cobrar um direito dos trabalhadores. Segundo o presidente Napoleão Maracajá, este ano ainda não foi concedida nenhuma progressão.
Patrono da CMCG
Hoje, comemoram-se os 60 anos de aniversário de morte do patrono da Câmara de CG, Félix de Sousa Araújo. Segundo o presidente Nelson Gomes Filho (PRP), a sessão especial já foi solicitada e deve ocorrer em agosto.
Primeiro-ministro

“As prefeitas não governam, quem manda são os maridos”. Foi como o presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, descreveu a atual situação dos municípios de Massaranduba e Puxinanã. As prefeitas Joana D’arc (Massaranduba) e Lúcia Aires (Puxinanã) negam a influência dos maridos nas prefeituras.
Primeiro-ministro II
Segundo Napoleão, os ex-prefeitos Antonio Mendonça e Orlando Dantas participam até de reuniões com o sindicatos, representando as esposas, respectivamente, Joana e Lúcia, embora não sejam secretários.