De onde vem o dinheiro do 'minha casa'

foto

Aline Lins

Quanto mais demissões, melhor. Afinal, o governo federal está bancando o programa Minha Casa, Minha Vida com recursos oriundos dessas demissões. A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei Complementar 200 (PLC-200), que acabava com a multa adicional de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) paga pelas empresas nos casos de demissões sem justa causa. O projeto previa o fim da cobrança da contribuição a partir de 1º de junho deste ano, e se fosse sancionado, retiraria mais de R$ 3 bilhões anuais dos cofres da União. Para vetar a matéria, o governo justificou que a sanção do texto levaria à redução de investimentos em importantes programas sociais e em ações estratégicas de infraestrutura e impactaria fortemente o desenvolvimento do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Cobertor curto

A população de Pombal ficou revoltada depois que a Secretaria de Estado da Saúde removeu equipamentos do Hospital Regional da cidade para poder inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras. Essa de cobrir os pés e descobrir a cabeça só para tirar a foto inaugurando UPA pega muito mal.

Convergência

A capital foi palco, ontem, de protestos no Centro da cidade, cobrando dos governantes e dos políticos apoio para reivindicações históricas: passe livre, fim das privatizações, fiscalização de táxis clandestinos, moradia e benefícios para agricultores.

Reforço

O comentário está grande nos bastidores do poder. A informação é que encheram o Palácio da Redenção de câmeras de segurança e até restringiram acesso a algumas portas laterais, depois que duas pessoas já entraram armadas com a intenção de encontrar o governador.

‘Suprapartidária’

O vereador de Cabedelo Lúcio José (PRP) defende a mobilização dos demais vereadores, ALPB, governo do Estado e bancada federal contra a transferência do terminal da Petrobras do Porto de Cabedelo para Suape.

Pais da pec

Está sobrando PEC na ALPB. Três deputados já protocolaram Propostas de Emenda à Constituição para acabar com o voto secreto: Anísio Maia, Iraê Lucena e Lindolfo Pires. E tem mais gente para apresentar. No final, todos vão virar um único projeto. Tramitar que é bom, nada.

Os dois Nordestes

O senador Cícero Lucena não perde oportunidade de criticar a gestão do PT. Disse que nos últimos anos o governo federal criou um muro imaginário que divide o Nordeste dos Estados pobres e o Nordeste dos Estados ricos.